CTL

Curso básico de Teologia e Liderança

A filosofia

O CTL, assim como os demais cursos do SBPV, tem por missão formar pessoas competentes no conhecimento, na prática e na comunicação da palavra de Deus. A visão do curso é colaborar com a Igreja brasileira e mundial na formação de discípulos e no treinamento de pessoas para o serviço cristão.

O CTL visa não somente à capacitação teológico-ministerial, mas também à formação espiritual de seus participantes, sejam professores ou alunos. As disciplinas ministradas têm como objetivo o preparo dos alunos para o serviço na igreja local.

Assim, o CTL colabora com diversos ministérios e igrejas locais no treinamento de cristãos para que o serviço do Senhor seja desempenhado por indivíduos mais bem preparados, e para que o ministério da igreja de Cristo seja realizado com excelência e fidelidade à Palavra.

Sustentado pelo tripé educacional das escolas da Palavra da Vida, estudo, vida e ministério, o CTL combina a excelência e a tradição teológica do SBPV, com sua ênfase na transformação pessoal para uma vida piedosa. O alvo do curso é que seus alunos e professores sirvam de maneira digna da vocação para a qual foram chamados.

A marca

A marca CTL deu visibilidade e transmitiu credibilidade ao principal programa de extensão do SBPV. Ela carrega a história e a identidade da nossa escola, além da conhecida sonoridade que ajuda na associação e na memorização do nome do nosso programa: Curso de Treinamento de Líderes.

Contudo, a fim de expandir os horizontes e comunicar ainda mais para a nossa nova geração de alunos, a partir de 2023 a sigla CTL significará Curso de Teologia e Liderança.

  • Por Curso, o CTL oferecerá um programa educacional que atenda a diversos interesses e necessidades de formação bíblico-teológica, equilibrando diversas metodologias de aprendizagem.

  • Por Teologia, o CTL promoverá uma capacitação teológica não exaustiva, porém suficiente para guiar seus alunos no conhecimento, prática e comunicação das Escrituras Sagradas, como fonte de revelação da Pessoa de Cristo e do plano redentor de Deus.

  • Por Liderança, o CTL cooperará com a Igreja Evangélica Brasileira, através do treinamento de líderes ministeriais, professores, oficiais e obreiros sem capacitação teológica, bem como de qualquer pessoa desejosa de servir e colaborar com a edificação de sua igreja local.

Público-alvo

O CTL tem como alvo um público diverso, visando alcançar as pessoas em seus diferentes propósitos e momentos de vida.

  • Líderes ministeriais;

  • Obreiros e ministros sem educação bíblico-teológica formal;

  • Vocacionados;

  • Professores de Bíblia;

  • Jovens potenciais para a liderança;

  • Membros e congregados das igrejas desejosos por amadurecer na vida cristã e servir;

  • Homens e mulheres que desejam ser usados de maneira relevante por Deus em seus contextos de vida como família, igreja, carreira e sociedade.

O programa

O novo formato do CTL presencial se desenvolverá num programa regular de dois anos, cumprindo um currículo básico com disciplinas bíblico-teológico-ministeriais. O curso contempla oito disciplinas bíblico-teológico-ministeriais, cobrindo os sessenta e seis livros da Bíblia, as principais doutrinas do cristianismo e ferramentas ministeriais como método de estudo bíblico, evangelismo e discipulado, marcas distintas do SBPV ao longo dos anos.

Cada disciplina é composta de 15 horas-aula, ministradas em dois dias. O programa ocorre em um sábado por mês, contemplando assim oito sábados no ano.

Após completar o ciclo de dois anos, o aluno recebe um certificado de conclusão do Curso básico de Teologia e Liderança.

O ingresso no CTL pode ser feito a qualquer momento, facilitando assim a captação de novos alunos e o preenchimento das turmas. Duas disciplinas, porém, possuem pré-requisitos, que são: Doutrinas Básicas II, que o aluno precisa ter cursado Doutrinas I, e a disciplina de Serviço e Liderança Cristã que possui a disciplina de Ética Pessoal como seu pré-requisito.

tabela-ctl-2024-ajustada

Custos e Admissão:

O valor do curso é de R$ 280,00 reais por matéria e inclui:

  • Aulas intensivas em dois sábados;

  • Plataforma moodle com material didático e de apoio;

  • Almoços e coffee-Breaks.

Programas de descontos:

  • Em grupos de 5 ou mais pessoas da mesma igreja, um dos alunos receberá a disciplina corrente gratuitamente;

  • Alunos da mesma família recebem 10% de desconto cada um;

  • Alunos da mesma igreja recebem 10% de desconto cada um.

POLOS

CAMPUS ATIBAIA
Curso: Todos Cursos do CFTM
Aulas: Sábados das 8h45 às 17h
Local:

Seminário Bíblico Palavra da Vida
Endereço:

Alameda Periquitos, 98, Loteamento Retiro Recanto Tranquilo
Atibaia/SP
CEP: 12949-150
Contato: [email protected]

POLO RIBEIRÃO PRETO
Curso: Básico de Teologia – modelo CTL
Aulas: Sábados das 8h45 às 16h45

Local:
IDE: Instituto Cristão de Ensino e Empreendedorismo Social

Endereço:
Alameda Américo Falasco, 220
Bairro Nova Aliança Sul, Ribeirão Preto/SP
CEP: 14027-095

Contato: [email protected]

POLO CAMPINAS
Curso: Básico de Teologia – modelo CTL
Aulas: Segundas das 19h30 às 22h

Local:
Igreja Batista Fonte

Endereço:
Rua Tenente Alberto Mendes Jr. no 5,
Vila Independência – Barão Geraldo, Campinas/SP
CEP: 13084-529

Contato: [email protected]

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisito de escolaridade para o candidato ao CTL, porém, é preciso que ele tenha condições mínimas para acompanhar o ritmo acadêmico das leituras, pesquisas, tarefas e trabalhos exigidos pelos cursos dentro dos prazos estabelecidos.

Os candidatos devem ser membros formais de uma igreja evangélica e demonstrar o apoio de sua respectiva liderança.