DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 24 – Quarta-feira

[Filipenses 4.14-18]

Alguém já disse que as nossas verdadeiras prioridades estão descritas no canhoto do talão de cheques. Seja como for, a maneira como aplicamos nossos recursos financeiros revela quem somos e o que valorizamos. Nossa relação com o dinheiro diz qual a nossa consciência de mordomia perante o Deus de toda graça. Vivemos numa época caracterizada pelo consumo excessivo, pelo endividamento fácil, pelo desperdício e a indiferença com as necessidades alheias. A igreja de Filipos, no primeiro século, aprendeu um caminho excelente. Os irmãos em Cristo resolveram participar ativamente do progresso do evangelho, por verem nisso um privilégio e uma responsabilidade. E eles não contribuíram dando as sobras do que tinham, mas fizeram do ofertar uma prioridade. Envolveram-se na partilha. Praticaram a generosidade. Sustentaram o missionário. Com o coração cheio de graça, renovaram o cuidado com a vida e o ministério do apóstolo Paulo, crendo que Deus igualmente lhes supriria. Bendito investimento! Eterna aplicação! O que os filipenses fizeram pelo apóstolo dos gentios possibilitou que a Palavra atravessasse os séculos e chegasse até nós!

Os recursos para abençoar o mundo com o evangelho estão nos bolsos da Igreja. Nenhum centavo investido no Reino para o cuidado, desenvolvimento e salvação de vidas é mal aplicado. Você já contribui com sua igreja local? Participa do sustento missionário de alguém? Está aberto para ofertar mais em prol do evangelho? Participe financeiramente com sua igreja do que Deus está fazendo no mundo.

Semana 24 – Terça-feira

[Hebreus 13.7, 8]

Em 2014, o incrível time de futebol do Barcelona não foi bem como nos anos anteriores no torneio da UEFA Champions League. Há quem julgue que as causas da baixa se deram pela troca do técnico e as contusões de Messi e Neymar, estrelas da equipe catalã. De fato, quando o líder e os craques vão mal, todos amargam a derrota. No reino de Deus não é diferente: um líder enfraquecido leva toda a comunidade à fraqueza. Por isso, líderes espirituais carecem de oração constante, pois enfrentam grandes batalhas. O autor de Hebreus nos ensina essa lição pedindo que nos lembremos de tais pessoas, pois elas nos ensinam a Palavra de Deus. Você já imaginou a batalha que se trava toda semana para que seu pastor prepare um sermão poderoso e fiel às Escrituras? As ameaças que conspiram contra a vitalidade, o poder, a santidade, a devoção e a intrepidez de um líder eclesiástico são inúmeras e podem prejudicar toda a igreja. Foi por isso que os apóstolos priorizaram a oração e o ministério da Palavra nos dias da Igreja Primitiva. A fé não é de todos, e as pessoas que estão à frente de igrejas, campos missionários, seminários e agências cristãs precisam ser cobertas por nossas orações a fim de que o evangelho clareie sobre as trevas.

Separe um tempo diário para orar por seus pastores e líderes e suas famílias. Interceda por missionários. Clame pelos seminários, teólogos e futuros obreiros da igreja, para que não percam a fé, a pureza e a paixão por Cristo e por Sua Palavra.

Semana 24 – Segunda-feira

[Colossenses 4.2-4]

Entre os diferentes tipos e temas de videogames dos nossos dias, os jogos de guerra e estratégia estão entre os mais procurados. Com eles, aprende-se cedo que os soldados não são todos iguais em função, e que um exército não possui apenas o pelotão de frente. Há estratégia, um conjunto de ações, patentes e uma hierarquia definida no exercício do combate. Espiritualmente falando, ocorre o mesmo: vivemos numa batalha espiritual, e o inimigo é o diabo. A Igreja é como um exército, e Cristo é o comandante. O alvo é proclamar a mensagem de Cristo, o mistério revelado de Deus para a salvação de todo o que crê. A Igreja tem seus mensageiros que ocupam o pelotão da frente, mas também possui arregimentados na retaguarda. Uma de suas principais armas na batalha contra o mal é a oração; por meio dela a Igreja cumpre sua missão e o evangelho progride. Segundo o texto que lemos, Paulo ensina a Igreja a orar dedicadamente, com disciplina e atenção. O conteúdo indispensável das nossas orações deve ser a abertura de portas para a mensagem do evangelho no mundo, para que a mensagem seja proclamada e manifesta abertamente, com clareza e sem impedimentos.

Pelo que você mais ora? Seus pedidos são egoístas? Disponha-se a orar pelo progresso do evangelho no mundo. Seja disciplinado e atento às notícias. Informe-se e ore a Deus. Peça, hoje, por missionários, por países fechados ao evangelho e que suas portas se abram para que Cristo seja manifesto abertamente em todo lugar.

Semana 23 – Domingo

[Efésios 2.10]

Nesta semana pensaremos na vida como um campo de batalha para entendermos que temos uma missão a cumprir, que deve ser nossa prioridade. Este trecho da carta de Paulo aos Efésios é bem conhecido, e costumamos citar Efésios 2.8, 9: “vocês são salvos pela graça, por meio da fé”. No entanto, para não parecer contraditório, paramos aí, para evitar o versículo 10, que fala sobre as “boas obras”. Ainda assim, o ensino de Paulo é claro: embora não sejamos salvos pelas “boas obras”, somos salvos para as “boas obras”. Ou seja, temos responsabilidades como crentes, que Deus tinha planejado para nós com antecedência. A questão é se estamos engajados ou não, e se estamos fazendo de acordo com o que Ele planejou.

O que o motiva mais do que qualquer outra coisa? O que ocupa seu tempo, seu dinheiro e seus pensamentos? Esportes? Música? Videogames? Seu computador? As redes sociais? Como o apóstolo Paulo responderia a essas perguntas? Paulo queria poder um dia estar diante de Deus e saber que havia realizado a vontade de Deus para sua vida. Que responsabilidade Deus deu a você? Você está trabalhando para completá-la ou pensa nisso só de vez em quando? Cumprir sua missão é sua principal motivação? Infelizmente, outras coisas podem nos distrair e nos motivar mais do que isso. O que é mais importante para você?

Semana 23 – Sábado

[1 Pedro 2.1-3]

Conta-se a história do casal que recebeu pelo correio um par de ingressos para um musical da Broadway. O presente anônimo os fez imaginar quem teria enviado, mas não os impediu de desfrutar o show. Ao voltar para casa, encontraram seu quarto revirado, e joias e outros artigos valiosos estavam faltando. No travesseiro havia apenas um bilhete: “Agora vocês sabem”. Como aquele ladrão sem nome, tantas outras mentiras apelam aos nossos desejos, apresentando-se como verdade. São, porém, distorções da verdade que podem nos enganar a um alto custo. Nossa obediência ao nosso comandante está ligada ao tanto que O conhecemos, pois podemos ser enganados por uma ordem falsa de um falso comandante. É por isso que o apóstolo Pedro nos exorta a desejarmos as Escrituras, para que possamos crescer e estar mais bem preparados para a batalha. Note que Pedro não fala de recém-nascidos tendo que correr antes de saber andar; ele os encoraja a desejar o leite saudável do ensinamento básico de Cristo. Pedro sabia que, à medida que continuassem a tomar leite, com o tempo passariam para a comida sólida e a maturidade (Hb 5.14).

Como é o seu conhecimento do “Comandante” e de seus mandamentos? Você O está conhecendo cada dia mais, num relacionamento com Ele? Como você pode incorporar Seus ensinamentos no seu dia a dia? Que o Senhor, nosso comandante, o guie e ajude nesse percurso de obediência a Ele. E lembre-se: sob a direção de um comandante forte, nunca haverá soldados fracos!

Semana 23 – Sexta-feira

[1 Reis 8.61]

Nossa frequência cardíaca média é de 70 a 75 batimentos por minuto. Embora pesando em média apenas 300 gramas, um coração saudável bombeia dois mil litros de sangue percorrendo 96.500 quilômetros de vasos sanguíneos por dia. Todos os dias, o coração cria energia suficiente para mover um caminhão por 32 quilômetros. Em toda a vida, isso equivale a ir até a lua e voltar. Um coração saudável pode fazer coisas incríveis. Por outro lado, se o nosso coração falhar, todo o nosso corpo é desligado. Nas Escrituras, a palavra coração representa o centro de nossas emoções, pensamentos e vontade. É o centro de comando da nossa vida. Por isso, faz todo sentido cuidar do nosso coração – no aspecto físico e espiritual. Não fazê-lo pode não ter consequências imediatas, mas com o tempo podemos ter um ataque cardíaco espiritual.

No nosso dia a dia, sempre haverá situações que requerem atenção imediata. Meditar na Palavra de Deus, memorizar versículos, orar e confessar pecados podem ser atividades que não “gritam” tão alto. Nesta altura do ano, sua rotina devocional pode ter perdido bastante a graça. Não desanime, mas priorize esse tempo com Deus. Coloque de lado outras coisas, se for preciso, mas não negligencie seu coração.

Semana 23 – Quinta-feira

[Gálatas 6.7-10]

Durante um treinamento básico, Desmond Doss se recusou a portar uma arma em batalha, levando seus colegas a duvidar de sua coragem. Treinado como médico, não teve problemas em enfrentar o combate, mas seu objetivo era salvar vidas. As dúvidas acerca de Doss mudariam: durante a batalha de Okinawa na Segunda Guerra Mundial, ele se colocou sob o fogo das metralhadoras para arrastar os feridos a um lugar seguro. Ele orava: “Senhor, dá-me a força para salvar apenas mais um”. Por fim, levou mais de setenta e cinco homens feridos para uma colina, onde receberam mais cuidados médicos. Por seus esforços, Desmond Doss recebeu a Medalha de Honra do Congresso – a mais alta honraria que seu país poderia conceder. Em nossa sociedade, reina o pensamento do “cada um com seus problemas”, pois nos tornamos distantes e frios à dor e ao sofrimento alheio. Mas as palavras de Paulo nos levam a refletir que a nossa obediência ao Senhor vai além dos rituais que aprendemos desde cedo. A obediência é prática, e não conceitual. E a demonstramos quando estendemos nossa ajuda ao próximo. É claro que não precisamos de uma situação de guerra e caos para isso.

Como você pode servir alguém hoje? Um sorriso para um estranho, uma ajuda financeira inesperada a quem precisa, uma visita, uma palavra de encorajamento – faça por amor ao Senhor. Sua ação pode convencer pessoas de que Deus as ama e que Cristo morreu pelos seus pecados. Você pode atrair pessoas para a beleza do Salvador!