Licenciatura e Bacharel em Teologia

Filosofia Educacional

Mantendo, desde sua fundação, a mesma filosofia baseada em Esdras 7.10, “porque Esdras tinha disposto o coração para BUSCAR a lei do Senhor, CUMPRIR e ENSINAR em Israel os seus estatutos e os seus juízos”, o SBPV oferece um programa que integra a formação acadêmica (Estudo), o desenvolvimento do caráter cristão (Vida) e a capacitação no uso de diversas ferramentas ministeriais (Ministério) sob a orientação de obreiros experientes (Orientação). Informamos que o SBPV é uma Instituição afiliada à AETAL (Associação das Escolas Teológicas da América Latina), mantendo o vínculo com renomadas organizações internacionais de Educação Teológica. O SBPV, por oferecer cursos livres de Teologia, não é um Seminário reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

ESTUDO

O setor estudo tem o propósito de proporcionar ao aluno um conhecimento profundo da Palavra de Deus, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e estudo individual, bem como habilitando-o na ministração e comunicação eficiente da mensagem do Evangelho. É responsável pela elaboração e manutenção dos currículos e atividades acadêmicas e conta com professores que moram no campus do seminário e também professores externos.

VIDA

O setor vida tem como propósito administrar os “laboratórios” onde o aluno é desafiado a colocar em prática os princípios bíblicos para o viver cristão. O curso de tempo integral proporciona convivência intensa nos quartos, durante as refeições, por meio de tarefas manuais em conjunto, práticas esportivas, dentre outras atividades com o intuito de estimular, orientar e colaborar com a vida dos alunos e na interação com outros, a fim de serem aperfeiçoados na vivência das Sagradas Escrituras e na promoção da glória de Deus.

MINISTÉRIO

Como parte da formação, o setor ministério direciona os alunos para o trabalho ministerial em igrejas locais, nos finais de semana, e para estágios durante as férias de verão e inverno, sempre sob a supervisão de um mentor (pastores, missionários, líderes eclesiásticos), com vistas aos seguintes objetivos: (1) Aperfeiçoar a habilidade no ensino da Bíblia; (2) Desenvolver atitude de servo, auxiliando na edificação da igreja e expansão do Reino; (3) Desenvolver cooperação, responsabilidade e liderança cristã; (4) Desenvolver o cuidado pastoral; (5) Descobrir e desenvolver talentos e dons espirituais; (6) Aplicar o conteúdo curricular aprendido;

ORIENTAÇÃO

Setor Orientação tem como propósito cooperar com os Setores Estudo, Vida e Ministério no aperfeiçoamento do aluno, proporcionando “vida de corpo” e acompanhamento individual no contexto de grupos. Queremos cultivar uma atmosfera de convivência familiar em grupos compostos de equipantes e alunos, visando proporcionar oportunidades para o aperfeiçoamento cristão e investir pessoalmente na vida de cada aluno (seguindo o exemplo de Cristo com os doze discípulos).

Assim sendo, os Orientadores procuram acompanhar os indivíduos do seu grupo nos vários laboratórios de vida promovendo encontros periódicos para ouvir, encorajar, orar e avaliar o progresso de cada um na conquista de alvos pessoais. Na medida do possível, o Orientador envolve o aluno na sua própria vida e ministério.

Igrejas parceiras e ministério de fim de semana

O ministério de fim de semana é um programa essencial na filosofia de ensino do SBPV. Nele, o aluno tem a oportunidade de vivenciar, em uma igreja parceira, sob supervisão de um mentor e com responsabilidades delimitadas, as demandas e desafios da vida eclesiástica. Portanto no fim de semana todos os alunos exercem atividades ministeriais em igrejas locais parceiras designadas pelo Setor Ministério, em conformidade com o calendário do ano letivo do SBPV.

Quer ser uma Igreja Parceira e contribuir com a formação de um aluno?
Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2119-1450.

RETIRO VOCACIONAL

O que é

Em um fim de semana conheça nosso campus, acomodações, estrutura. Participe também de nossas aulas demonstrativas.

O Retiro Vocacional é um tempo especial em que o Seminário Bíblico Palavra da Vida abre as portas para que interessados no curso possam conhecer toda a estrutura disponibilizada aos alunos e um pouco de sua metodologia e programação.

Com aulas expositivas e uma interação entre missionários e participantes, o fim de semana promove um tempo de experiência para o conhecimento do SBPV.

Não perca a oportunidade de aproximar-se da realidade de estudo, vida e ministério que o Seminário oferece.

Incluso
  • Acomodações sem roupa de cama;
  • Programação e aulas demonstrativas;
  • Refeições (exceto consumação na cantina);
  • Materiais e brindes correspondentes ao Retiro Vocacional.