DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 29 – Quarta-feira

[João 13.34, 35]

Já vimos que alguns hábitos identificam os crentes, sejam estes falsos ou verdadeiros; a confusão é desfeita quando os que de fato pertencem a Cristo mostram a marca do cristianismo por suas atitudes. O que você busca quando vai à igreja? O que o afasta de um grupo local de crentes? Não receber o que espera? Ser tratado diferente do que esperava? Jesus, falando aos Seus discípulos, lhes dá um novo mandamento. Não que amar já não fosse necessário, mas agora eles tinham o padrão do verdadeiro amor. Em sua caminhada, Jesus Se cercou de pessoas que não O mereciam, mas agiu em favor delas. Recebeu o que não merecia, mas ainda assim continuou amando-as, pagando o mal com o bem. Por fim, deu Sua vida em lugar de pecadores, pedindo, inclusive, o perdão de Deus para quem O crucificava! Esse amor não pode ser imitado por quem alega, da boca para fora, ser de Jesus; ele só é possível para quem entende o amor de Cristo! Mesmo sendo um grupo tão heterogêneo, os discípulos deveriam se amar como Cristo mesmo os amou. Isso faria com que os de fora os reconhecessem como discípulos do Mestre, já que demonstravam as mesmas qualidades que Ele.

Compare a atitude de Cristo com a dos discípulos e com as suas no que diz respeito a seus irmãos em Cristo. Veja as áreas em que você necessita de mudança, ore e comece a viver como Cristo viveria. Assim todos verão que você é discípulo de Cristo!

Semana 29 – Terça-feira

[Provérbios 23.22-26]

Na vida de todo mundo chega o dia de se ter a tão sonhada liberdade, e com ela a pesada responsabilidade. A Bíblia ensina que os filhos devem sempre valorizar os pais. O tempo não pode apagar o fato de que viemos deles e que, mesmo velhos, eles ainda têm os méritos de serem nossos primeiros sustentadores e educadores. Eles foram os primeiros a transmitir a sabedoria, aplicar a disciplina e demonstrar discernimento, coisas que continuaremos a buscar por toda a vida. Todos nós queremos ver nossos pais felizes, e é por isso que promovemos jantares, encontros, e vamos visitá-los nas férias. Esses momentos, porém, são passageiros, ainda que regulares. É mais garantido que nossa conduta determine o grau de satisfação deles em nós, especialmente depois que alcançamos nossa independência. Quando eles veem que o tempo passou, mas que as verdades do passado continuam presentes na vida dos filhos pela sabedoria das suas decisões, certamente sentem-se felizes e realizados! Não despreze seus pais, fique atento aos caminhos que eles trilharam e aprenda. Essa é a vontade de Deus, não importa quanto tempo passe!

Algo muito simples, mas que trará alegria imediata aos seus pais é sentar-se com eles, perguntar sobre o passado, pedir conselho sobre decisões e escolhas que você precisa fazer, e orar por eles e com eles, agradecendo ao Senhor por ter colocado você nesse lar. Será bom para eles. Será melhor para você!

Semana 29 – Segunda-feira

[Provérbios 4.1-10][Êxodo 20.12]

Você já notou que a Bíblia pouco fala de um ensino formal de crianças, mas quase sempre atribui aos pais a responsabilidade da educação dos filhos? Essa sempre foi uma preocupação em Israel (Dt 6.4-9): os pais eram os principais professores dos filhos desde sempre e, quando falhavam, o desastre era quase inevitável (Jz 2.10-12). Mas a Bíblia também chama a atenção dos filhos quanto a suas atitudes diante dos pais e ao perigo de ignorar seus ensinamentos. Você já teve e ainda tem crises com seus pais? Eles não são perfeitos, assim como você, mas estão interessados em seu bem, assim como você. Salomão sabia da importância da sabedoria e de transmiti-la aos filhos. Várias vezes ele destaca a importância da sabedoria para a vida, a ponto de concentrar seus esforços em obtê-la e mantê-la. Salomão acreditava que sua experiência de vida tinha muito a ensinar. Ele podia experimentar os benefícios da sabedoria, e seu amor não podia deixar de compartilhá-la com quem tanto amava. Acredite! Seus pais querem o melhor para você. Ao buscar a sabedoria, você aprenderá a ouvi-los, obedecer quando estiverem certos (quase sempre) e, finalmente com esta atitude, alcançar vida longa em sua caminhada.

Filhos desobedientes estão na mesma categoria de pecadores como adúlteros e homicidas (Rm 1.28-31; 2Tm 3.1-4), mas não é nessa lista que você quer estar! É tempo de arrependimento e mudança de vida. Confesse seu pecado a Deus e tenha uma conversa sincera com seus pais.

Semana 28 – Domingo

[Ezequiel 25.1-7]

Quando olhamos para o livro de Ezequiel, percebemos que ele pode ser dividido de modo a destacar seu propósito maior de promover reverência pelo nome e pela glória de Deus. Os primeiros vinte e quatro capítulos demonstram que isso aconteceria quando Jerusalém fosse humilhada com destruição e cativeiro, por causa de seus pecados. Porém, os capítulos 25 a 32 revelam que o Senhor é imparcial com respeito a todos os pecadores, e que as nações que presumiram que o Deus de Israel havia sido derrotado quando Seu povo foi levado cativo também seriam julgadas. Sobre qual nação é declarado o juízo de Deus (v. 2)? Qual foi o pecado dela (v. 3)? Que consequências ela sofreria (vv. 4-7)? A expressão “filhos do Oriente” pode se referir a tribos nômades do deserto ou aos babilônicos que destruiriam e eliminariam essa nação anos depois, inclusive sua importante capital, Rabá.

Na história, muitas vezes o povo de Deus foi assolado por dificuldades, às vezes para ser provado; outras, disciplinado. Porém, o soberano Senhor não abandona a justiça e a retidão. Os ímpios serão julgados, para a glória do nome de Deus. Medite nessa verdade durante esta semana e alegre-se nela. Ore pelos políticos do nosso país, para que se arrependam e encontrem perdão em Cristo. Ore pela igreja brasileira, para que todos aqueles que se dizem evangélicos vivam de maneira digna do evangelho.

Semana 28 – Sábado

[Ezequiel 31.1-18]

“Quanto mais alto, maior a queda”, já dizia o dito popular. No caso do rei do Egito, isso seria uma verdade. A comparação usada por Ezequiel é a de uma grande árvore que domina uma floresta. Veja detalhadamente os versos 1 a 9. Os cedros do Líbano eram árvores que chegavam a atingir a altura de 25 a 30 metros e eram um exemplo de poder e dominação supremos. Qual foi a acusação contra o faraó (v. 10)? Qual seriam as consequências (vv. 11-24)? Nos versos 14 a 16, a imagem muda do jardim para a sepultura. O Senhor desafiou o faraó e seus exércitos a aprenderem uma lição da história. A Assíria, poderoso império, já havia sido como um cedro imponente do Líbano. O Egito, como todas as outras poderosas nações, incluindo a Assíria, seria derrubado por Deus.

Sim, essa semana foi bem pesada. Juízo, juízo e mais juízo. Porém, é importante termos uma visão completa do Deus que não é apenas amor, mas é também santo e glorioso, atributos revelados em Seu perfeito juízo. Converse com um amigo cristão sobre as preciosas lições que você aprendeu durante esta semana.

Semana 28 – Sexta-feira

[Ezequiel 29.1-9]

Temos visto declarações de juízo contra as nações que se opuseram ao povo de Deus e zombaram do Seu nome. Após profetizar contra a cidade de Sidom (28.20-26), a nação egípcia é a próxima da fila. Esta é a última de uma sequência de sete nações condenadas. Essas condenações deixam claro que, embora o juízo comece “pela casa de Deus” (1Pe 4.17), as nações pagãs não escapariam da ira de Deus. O Egito cairia, embora fosse digno de fortes comparações (vv. 3-5; 31.3; 32.2-8). A profecia do verso 5 seria uma frustração diante das grandes esperanças que o faraó tinha de vida após a morte, conforme são simbolizadas pelas pirâmides e expressas no “Livro dos Mortos” do Egito. O rei egípcio é comparado a um crocodilo enorme (v. 3). Veja a frase que se repete nos versos 6 e 9. O juízo de Deus não tem como principal objetivo gerar sofrimento às pessoas, mas fazer conhecido o Seu nome.

Você não precisa esperar ver o juízo de Deus para fazer o nome dEle conhecido. Proclame os feitos maravilhosos do Deus soberano e divulgue a Sua fama. Se outros ouvirem e conhecerem a Deus, poderão crer em Seu Filho e ser libertos da ira por vir (Jo 3.36). Pense nisso!

Semana 28 – Quinta-feira

[Ezequiel 28.11-19]

A declaração de juízo de Ezequiel, falando a Palavra de Deus, vai mais fundo. Muitos têm crido que o trecho de hoje, além de ser direcionado ao rei de Tiro, é uma alusão a Satanás. “Entender que a profecia inclui referências a Satanás não implica que Ezequiel também não estava pensando em algum líder histórico de Tiro quando fez suas acusações”, comenta o teólogo Charles Ryrie. O rei de Tiro foi alguém a quem Satanás dominou e usou no passado. Quais as características dele mencionadas no texto (vv. 11-15)? Quais os pecados expostos e as consequências (vv. 16-19)? O julgamento de Deus viria até mesmo sobre aquele que se achava investido de poder e autoridade humana. Isso traria glória a Deus e engrandeceria Seu santo nome.

Deus Se ira contra o pecado! A ira de Deus é uma realidade que enfatiza Sua santidade. Por mais difícil que possa ser perceber isso, devemos olhar para essa característica de Deus e exaltá-lO. No dia de hoje, ore em gratidão a Deus por revelar a Sua glória na história, mesmo por meio de Sua santa ira.