DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 30 – Quarta-feira

[2 Reis 4.1-7][Filipenses 4.19]

A história do texto de hoje nos mostra como Deus age miraculosamente, demonstrando Seu poder e graça em prol dos Seus. Ele conhece nossas necessidades e sabe de cada um de nossos problemas. O Seu conhecimento, no entanto, não nos isenta de pedir pelo Seu cuidado. Foi o que a viúva fez, por intermédio de Eliseu. Também é interessante notar como o profeta lida com a situação. Ele primeiro pede para a mulher observar aquilo que ela já tinha. Por mais miserável que fosse sua situação, ela possuía alguma coisa em casa. Então, aquilo que ela tinha de tão pouco foi se multiplicando até superabundar. Esse milagre pode ser comparado às duas multiplicações dos pães operadas por Jesus. A partir do pouco que os discípulos tinham conseguido, Deus transformou em muito. Em ambos os casos, Deus poderia facilmente saciar a carência dos necessitados fazendo surgir alimento do nada. No entanto, parece que Ele quer que olhemos e valorizemos aquilo que já temos e que foi Ele mesmo quem nos deu.

Você tem passado por dias difíceis de necessidade? Olhe à sua volta. Reconheça e agradeça a Deus por tudo o que você tem. Pode até ser pouco, mas Ele é poderoso para usar o pouco que você tem para transformar a sua realidade. Confie que Ele dá graciosamente tudo o que você precisa e não o deixará desamparado (Fp 4.19). “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1Pe 5.7)

Semana 30 – Terça-feira

[Romanos 13.8]

Quando ficamos em dívida com outra pessoa, damos um mau testemunho. Isso é terrível para a vida de todo cristão, pois Jesus nos chamou para sermos testemunhas dEle. Nos versos anteriores, Paulo está tratando da nossa relação com as autoridades governamentais e as nossas obrigações para com elas (vv. 5-7). É nesse contexto que Paulo nos exorta a expandir nossa obrigação de zero dívidas para todos, não a restringindo apenas aos governos. Com isso, Paulo mostra que a ética do cristão sempre valoriza todos e mantém todas as coisas no seu devido lugar. Ele está nos ensinando que devemos ter uma atitude ética, sempre regada de amor, para com todos. Assim como devemos pagar a todos tudo o que lhes é de direito, o amor é algo que devemos sempre considerar como uma dívida que temos para com todos. Se quando geramos dívidas nosso nome fica “sujo” e damos mal testemunho na sociedade, quando somos corretos com nossos compromissos e responsabilidades, damos bom testemunho e glória ao nome do nosso Senhor.

Qual tem sido sua postura diante do governo a da sociedade como um todo? Você tem acumulado dívidas e dado mal testemunho? Devemos agir de forma correta e ética em todas as circunstâncias, mesmo as que nos pareçam injustas. Reorganize sua vida e busque quitar todas as suas dívidas, seja dinheiro ou respeito. Lembre-se: a única dívida que podemos e devemos ter é o amor para com todos.

Semana 30 – Segunda-feira

[Provérbios 22.7]

Emprestar algum bem para um amigo ou pegar emprestado não são pecado. Na verdade, é uma prática muito comum entre brasileiros e que, em alguma medida, demonstra cuidado mútuo. Entretanto, alguns empréstimos podem causar muitos conflitos, principalmente quando envolvem dinheiro ou bens de grande valor. Por isso as Escrituras nos dão alguns princípios para nortear nossas relações quanto a empréstimos. No texto de hoje, por exemplo, podemos aprender algumas lições. Primeiramente, é muito claro o alerta para a pessoa que deseja pedir algo emprestado: o tom é de desestímulo. Em segundo lugar, deve-se ter cuidado de ver bem a quem pedir um empréstimo, pois esta pessoa passa a ter poder sobre quem pediu emprestado. Por último, o que você quer pegar emprestado? Pegar uma caneta é diferente de um carro ou uma grande quantia em dinheiro. Um bom critério é pegar emprestado apenas aquilo que temos condições de reparar ou pagar de volta. É certo que pode haver situações excepcionais em que pedir um grande empréstimo parece a melhor saída. Se for esse o caso, voltamos à segunda lição: escolha sabiamente a quem pedirá emprestado.

A Bíblia é clara em nos desaconselhar a pegar algo emprestado. Por isso, devemos ser extremamente cautelosos em tomar esse caminho. Devemos verificar se o empréstimo é realmente crucial. Em muitas situações, basta abrirmos mão de um pouco de conforto. Peça sempre orientação a Deus antes de qualquer decisão.

Semana 29 – Domingo

[Tito 2.11-14]

A cada dia as pesquisas informam que o número dos chamados evangélicos tem crescido, e não é difícil reconhecê-los por suas roupas, palavreado, ou mesmo pelos locais que frequentam. Muitas das diferenças, porém, param por aí! O número de crimes aumenta, assim como a corrupção, pobreza, fome e outras desgraças sociais. A família tem se desintegrado, e sequer podemos excluir os evangélicos desse quadro. Mas por que a maldade cresce, quase que em companhia do número de crentes? Fato é que a mensagem de salvação em nossos dias foi reduzida a aceitar Jesus e ter um lugar garantido no céu! Muitos se esquecem de que antes de morrer na cruz pelos pecados, Jesus viveu sem pecado e condenou o pecado! Ciente disto, o apóstolo Paulo chama Tito a ensinar os crentes a viver uma vida condizente com sua nova natureza. A salvação realmente livra da condenação eterna, mas ainda no presente o Espírito opera de forma a purificar o crente, ajudando-o a renunciar suas próprias paixões, freando seus desejos e levando-o a uma atitude verdadeiramente cristã, marcada por boas obras. Enquanto Cristo não Se manifesta em Sua vinda, sejamos conhecidos por viver como Ele viveu.

Se você está fazendo esta devocional, é porque se identifica como um cristão! Mas o que as pessoas veem em você? Ore e peça ajuda para identificar quais são suas atitudes que se assemelham mais ao mundo do que a Jesus. Depois peça que Ele continue a operar uma transformação em sua vida.

Semana 29 – Sábado

[Provérbios 17.5]

Nesta semana estudamos por que precisamos ser diferentes e vimos quais devem ser as atitudes de quem deseja fazer a vontade do Pai, em imitação a Cristo. Lidar com nossos pais de uma maneira agradável a Deus será benéfico a nós, assim como termos amigos verdadeiros e cuidarmos dos desejos do nosso coração. Contudo, devemos ir além, pois nossa atitude para com o Criador nos levará a amar o que Ele ama. A sociedade está cercada de pobreza, e não precisamos da TV ou da Internet para perceber isso. Nossa última devocional da semana questiona nossa atitude para os necessitados ao nosso redor. Na época em que o livro de Provérbios foi escrito, a pobreza e as desgraças eram consideradas castigo divino: quem estava bem sentia-se superior a quem sofria, pois um mereceu o mal, enquanto o outro, o bem. Este pensamento ainda é comum em nossa sociedade e até dentro da igreja, mas existem outras formas de desprezarmos aqueles que como nós, foram criados por Deus. O fato de ignorarmos e não oferecermos nossa atenção, dividirmos o que temos e orarmos com eles e por eles manifesta um sentimento de superioridade diante do Senhor.

Deus ainda mantém o mesmo amor por Suas criaturas e deseja que você aja como Ele. Peça perdão a Deus por ter falhado e aproveite as oportunidades que certamente lhe aparecem para fazer o que Jesus faria. Use seu amor doando sua atenção e seus recursos a quem deles precisa.

Semana 29 – Sexta-feira

[Provérbios 23.17]

Outro problema que enfrentamos neste mundo são as coisas que desejamos. Quando eu era criança, queria ser adulto para comprar todos os brinquedos de Playmobil que quisesse. Não passaria mais vontade nas lojas, e teria todo o tempo que quisesse para brincar. Décadas depois, não me arrependo de ter abandonado esse sonho. Isso, porém, não significa que não tenho mais desejos; apenas que eles mudaram para desejos bem menos ingênuos! Na medida em que o tempo passa, amadurecemos e deixamos alguns desejos para trás, mas a cobiça ainda está no nosso coração. Além disso, acrescentamos à cobiça o pecado da inveja, ao nos comparar com pessoas que realizaram seus sonhos, mas se mantêm longe de Deus. É por isso que Provérbios 23 diz que melhor ainda é temer a Deus, pois assim aprendemos a não desejar o que os ímpios desejam e a não buscar as coisas do mundo com um empenho indevido. No verso 18, encontramos a certeza de que o que Deus tem preparado para nós está garantido e é o motivo de nossa esperança!

Faça uma lista de desejos e tente identificar quais deles são frutos de comparação com as pessoas ao seu redor. Depois identifique quais têm dominado o seu coração, tornando você parecido com alguém que não tem a esperança eterna. Quando você comparar seus objetos de desejo com a herança que não se perde, verá que pedir a Deus um coração que O tema e deseje é a melhor coisa que podemos fazer.

Semana 29 – Quinta-feira

[Salmos 119.63]

Dizem que os amigos são a família que podemos escolher, mas você já pensou em como acontece essa escolha? Tente se lembrar de como suas amizades começaram e por que continuam até hoje. Certamente você identificará prazeres em comum, coisas que são importantes para você e seus amigos. Agora olhe para a vida do salmista e responda: o que lhe dava prazer? O Salmo 119 foi escrito de maneira interessante: são 176 versículos, divididos em 22 blocos, onde cada oito versículos começam com uma letra do alfabeto hebraico. Essa é a maneira de o salmista demonstrar, em conteúdo e forma, seu amor pelas Escrituras. Estudando o salmo, podemos ver que seu autor relaciona cada área da vida com a Palavra e crê seu sucesso ou fracasso dependem de ele estar próximo dela. O versículo 63 é uma conclusão lógica para alguém que tem em Deus e em Sua Palavra a direção para a vida: se as Escrituras guiam minha vida, como eu poderia ter amizade com aqueles que a rejeitam? O que nos move nas escolhas de nossas amizades deve ser o amor em comum que temos por Deus.

O teste de memória proposto hoje serviu também para que avaliar o que tem valor para você. Como crente, espera-se que você ame a Deus acima de todas as coisas (Mt 22.37); se o fizer, provavelmente se achará cercado de pessoas como você. Concentre-se em seu amor por Deus e pela Palavra e ore para que o Senhor aumente esse amor.