[Efésios 4.3-6]

“Creio em um só batismo!” Ontem meditamos sobre a unidade na Igreja. O texto de hoje também trata desse assunto e o expande. Devemos lutar para conservar a unidade (v. 3), e há razões muito boas para isso. São sete “um só” nesse texto: 1) há um só corpo, o corpo de Cristo: uma figura de linguagem que ilustra muito bem a Igreja, que precisa ter todos os seus membros ligados e funcionando juntos; 2) um só Espírito: Deus Espírito Santo, que habita a igreja e une seus membros; 3) uma só esperança, garantida pelo Espírito e a ser desfrutada na eternidade; 4) um só Senhor, nosso Salvador Jesus Cristo, Deus Filho; 5) uma só fé, a fé salvadora baseada na sã doutrina do evangelho; 6) um só batismo; 7) Um só Deus e Pai, e se há um só pai, somos todos irmãos. Aqueles que creem em Jesus Cristo são batizados pelo Espírito Santo no momento da conversão (1Co 12.13), e após algum tempo devem passar pelo batismo na água (Mt 28.19), símbolo do batismo no Espírito que une os cristãos e da identificação com a Cristo em Sua morte e ressurreição. Se há um só batismo, não devemos buscar uma segunda experiência de batismo no Espírito Santo após a conversão, mas testemunhar por meio do batismo na água a experiência que já tivemos e buscar ser cheios do Espírito (Ef 5.18).

Você é crente em Jesus? Então você já foi batizado no Espírito. Você já cumpriu a ordenança do batismo na água? Ótimo. Então agora ande na Palavra e seja cheio desse Espírito que habita em você!

Recent Posts