[João 1.15-18]

Vivemos num mundo caído onde as pessoas têm uma imagem distorcida de si mesmas. Muitos acham que são mais importantes do que realmente são, outros só se dizem inferiores. Poucos têm uma visão equilibrada de quem são, de seu real valor e propósito. No texto de hoje vemos que João Batista era um desses poucos. Nos versos 19 a 23, percebemos que João teve a oportunidade de usurpar a identidade de homens de grande prestígio perante o povo. Entretanto, ele não só sabia quem realmente era, como tinha bastante clareza do seu papel no plano redentivo de Deus. João era a “voz do que clama no deserto” (v. 23), anunciada centenas de anos antes pelo profeta Isaías (Is 40.3). Com a tarefa de anunciar a vinda de Cristo, João também foi bastante preciso ao descrever Jesus. Sua descrição, contudo, não era física, pois pouco importava a aparência do Senhor. Mesmo que muitos dessem valor a como seria Sua aparência e condição social, esse não era o foco. O foco estava em Sua importância – primazia (v. 15) – e propósito – ministrar graça e verdade (v. 17) e revelar o Pai (v. 18).

Note que João estabeleceu sua identidade tomando Cristo como base. Sem se prender a aparências, ele buscou esclarecer sua posição em relação a Jesus. Tomando João como exemplo, devemos nos apresentar como seguidores de Cristo, pois essa é nossa posição diante dEle. Agradeça a Deus pelo privilégio de ser chamado de cristão.

Recent Posts