[Romanos 1.18-25]

Não dá para alegar ignorância. Neste texto, Paulo explica que a criação de Deus é suficiente para responsabilizar o homem ante o Criador. O poder de Deus e a Sua divindade são notados e vistos nas coisas criadas, e isso torna o ser humano indesculpável diante do Senhor (v. 20). A passagem bíblica mostra o quanto é inútil e estéril, apesar do requinte intelectual, o debate sobre a existência de Deus, pois toda a criação revela que Ele é e quem Ele é. Apesar disso, o homem optou deliberadamente trocar “a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis” (v. 23). Ele não consegue se identificar com Deus e adorá-lO, por isso busca criar seus próprios alvos de adoração. Isso é resultado da natureza caída do homem, que obscureceu seu coração e manchou sua identificação com Deus. E um homem que não tem identidade vai buscar, guiado por sua inclinação ao pecado, qualquer coisa que possa lhe dar alguma sensação de significado e identificação. O resultado são as atitudes mais esdrúxulas e incoerentes, numa espiral de decadência e autodestruição. Contudo, aquele que foi alcançado pelo evangelho é resgatado dessa condição e recebe uma nova identidade em Cristo.

Quantas pessoas à nossa volta estão sem identidade, perdidas rumo à destruição? Mesmo que aparentemente gozem de uma boa vida, elas precisam de Cristo. Ore a Deus e peça a Ele oportunidade para testemunhar sobre a nova identidade que você tem em Cristo.

Recent Posts