[Gálatas 2.20]

O apóstolo Paulo escreveu aos crentes da Galácia por causa de uma preocupação especial: aqueles irmãos estavam deixando o verdadeiro evangelho por um evangelho falso. Um dos sintomas disso é que sua identidade como seguidores de Cristo estava se deturpando, se corrompendo. Num apelo bastante íntimo, Paulo abriu o coração para que os gálatas pudessem ver quem ele era depois de se entregar a Jesus. A identidade de Paulo havia sido mudada para outra, a do próprio Cristo. A prova mais contundente de que você está andando com intensidade na companhia de alguém é que você acaba por assimilar algo do modo de ser da outra pessoa. O indivíduo que entregou sua vida a Deus pela fé em Cristo mostrará sinais comportamentais evidentes de arrependimento: suas atitudes serão transformadas pelo Espírito Santo a ponto de não ser mais o senhor de si, mas Deus. Paulo não estava defendendo que os cristãos se tornassem pessoas sem personalidade, mas pessoas que conscientemente optaram por submeter suas vontades, planos e recursos a Cristo.

Seguir a Cristo invariavelmente exige renúncia e perda, mas quando temos uma real compreensão do que Jesus abriu mão por amor a nós (Fp 2.5-7), percebemos que o que é exigido de nós é muito pouco. De quanto você está disposto a abrir mão por amor a Cristo? Ore pedindo a Deus que o ajude a priorizar aquilo que é realmente importante.

Recent Posts