[Romanos 2.9-16]

Qualquer povo que nunca viu a Bíblia e que não sabe nada sobre Deus tem alguma noção de certo e errado. Por exemplo, a maioria dos povos do mundo condena o assassinato. Também não conheço um povo que incentive o casamento de um pai com sua filha. Deus, em Sua soberania, deixou uma lei escrita no coração das pessoas. Existe a noção de certo e errado, o que inclusive determina a formulação de leis para a maioria dos povos. Já outras pessoas conhecem a Deus e Sua lei. E para ambos os casos o texto diz: “os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos” (v. 13). Aquele que vive uma vida correta mesmo sem conhecer a Deus, será declarado justo. E aquele que conhece e obedece à Palavra de Deus, será declarado justo. Contudo, ninguém vive uma vida correta perante Deus, quer O conheça ou não. No capítulo seguinte lemos: “não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (3.12). Pode até ser que haja distinção no julgamento de acordo com o conhecimento, mas o julgamento condenará a todos, pois todos são pecadores. E a solução é a mesma para todos: crer em Jesus Cristo e em sua obra substitutiva na cruz.

Deus julga os “segredos dos homens”. Por mais que você se ache bonzinho, Deus vê o coração. Ou seja: meu amigo, você está perdido. Ou estaria, se não tivesse crido em Jesus como seu Salvador. Agradeça a Jesus agora por Ele ter morrido em seu lugar. E ore agora por povos que ainda não ouviram de Jesus e estão condenados.

Recent Posts