Capaci… o quê?

Texto (tradução – NVI):

2 Timóteo 1.13-14
13 Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. 14 Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

Comentário: O que é mais importante: transmitir a mensagem fielmente ou conseguir mais ouvintes para ela? Confrontar as pessoas com a verdade ou fazer com que se sintam bem com generalidades? Timóteo estava sendo preparado para ser um sucessor de Paulo. Para isso, precisaria ser extremamente firme quanto à doutrina. Afinal, a perseguição da época era ferrenha, e a tentação de “diluir” o evangelho para fazê-lo soar menos ameaçador devia ser forte. Se naqueles tempos a tentação era “diluir para sobreviver”, hoje as tentações são bem diferentes: “diluir para aparecer”, “diluir para atrair”, “diluir para lucrar”… Se nem ameaça de morte é desculpa para “diluir” a doutrina, ai de nós se tentarmos nos justificar dizendo, “É que assim mais pessoas ouvem o evangelho”! Isso acontece quando focamos nos resultados que nós queremos, e não na glória que Deus merece e exige. O fato é que até a nossa fidelidade à boa doutrina depende da ação do Espírito Santo! Dependemos dEle para sermos firmes como Paulo e Timóteo. “É o Espírito quem deve nos ensinar (Jo 16.13) e nos capacitar, a fim de guardarmos a verdade e de compartilhá-la com outros” (Warren W. Wiersbe).

O seu papel como cristão não é ter mais ouvintes nem buscar mais resultados, mas pregar o evangelho puro, conforme as Escrituras. Reavalie a forma como você fala de Jesus aos seus alvos evangelísticos e prepare-se para pregar o evangelho puro na dependência do Espírito Santo. O próprio Espírito Se encarregará dos “resultados” (Jo 13.8).

O texto acima foi extraído do Diário de Hora Silenciosa Jovem. Para adquirí-lo, clique aqui.
Recent Posts

DEIXE SEU COMENTÁRIO