[Hebreus 12.5, 6][Provérbios 3.11, 12]

Deus nos disciplina porque nos ama e porque quer que nós nos aproximemos dEle. O versículo 6 usa duas palavras para demonstrar os objetivos e métodos da disciplina de Deus: repreensão e castigo. A primeira palavra tem a ideia de confrontar as atitudes ou pensamentos de alguém para provar que ele está errado e convencê-lo a se corrigir. A segunda representa a disciplina física, o açoite com o chicote. Quando isso acontece, a pessoa arca com as consequências de seus erros e, assim, não volta a cometê-los. Nem toda disciplina é consequência direta de um pecado específico, mas podemos entender que, em toda circunstância ou situação desagradável que enfrentamos, Deus tem a intenção de nos tornar mais parecidos com Jesus. Ontem vimos que Cristo sofreu fisicamente para pagar o preço dos nossos pecados. Nós também podemos (e fatalmente iremos) sofrer como consequência de nossos pecados, mas assim como o sofrimento de Jesus nos aproximou de Deus, quando sofremos pela disciplina temos a oportunidade de nos aproximar do Pai.

Nossa tendência carnal é murmurar, ter autocomiseração ou ficar irados quando passamos por dificuldades. Quando elas são consequência direta de pecados que cometemos, podemos ficar envergonhados das pessoas e pensar mais na opinião delas do que em agradar a Deus e no que Ele quer fazer em nós por meio de Cristo. Como tem sido com você? Converse sobre isso com Deus e possivelmente com outro crente confiável e maduro.

Recent Posts