[Tiago 4.2, 3]

Um dos princípios essenciais da vida cristã, dado pelo apóstolo Paulo em Filipenses 2.3, é o de considerarmos nosso irmão superior a nós mesmos. A esse mandamento Paulo acrescenta que devemos pensar primeiramente no que é do próximo, em colocar as necessidades dos irmãos como prioridade para nós. Mas isso não é nem fácil nem natural. Na verdade, somos naturalmente egoístas. Basta olhar o comportamento de uma criança. No entanto, o egoísmo é mitigado quando nos convertemos e nos tornamos morada do Espírito Santo. Mas Tiago não está escrevendo para irmãos em Cristo? Sim, mas nós crentes não estamos livres do pecado, pelo contrário, vivemos em guerra contra ele (Gl 5.16, 17; 1Pe 2.11). Tiago, então, está chamando a atenção daqueles irmãos, pois eles estavam dando lugar à carne e degradando seu relacionamento com Deus (v. 4). Prova disso, são seus pedidos egoístas não atendidos pelo Senhor (v. 3). O egoísmo nada mais é do que nos acharmos mais merecedores daquilo que é do outro. É quando consideramos que nossa necessidade está na frente das dos outros. Além disso, o egoísmo acontece porque não reconhecemos e nem nos contentamos com o que Deus já tem nos dado.

Você vive tendo conflitos? Já parou para analisar qual a causa? Na maioria das vezes o problema está em nós, em nossos desejos egoístas. Deixamos de considerar o outro e suas necessidades como mais importantes, e nos colocamos no foco. Peça para Deus lhe dar mais amor pelo próximo e seja mais grato pelo que você já tem.

Recent Posts