[Romanos 13.11-13a]

A partir do verso 8, o apóstolo Paulo ressalta a importância do amor ao próximo, citando, inclusive, alguns mandamentos do passado que já demonstravam que nossas relações interpessoais sempre foram importantes para Deus. A vida é muito breve e a vinda de Cristo é iminente. Por isso, devemos abandonar nossa vida de pecado por amor ao próximo. A dimensão horizontal do pecado não pode ser ignorada: quando nos envolvemos em orgias, bebedeiras, imoralidade sexual, desavença e invejas, estamos cometendo pecado não só contra Deus e contra o nosso corpo, mas também contra o próximo. Nossos pecados afetam direta ou indiretamente as pessoas que nos rodeiam, mesmo quando tentamos esconder, permanecendo nas trevas. Por isso os autores bíblicos nos exortam a andarmos na luz (1Ts 5.5; 1Jo 1.6, 7). A luz é onde nossos pecados são expostos e onde temos a oportunidade de nos libertar de suas garras por meio do arrependimento. Quando não temos o que esconder de Deus e do próximo, alimentamos relacionamentos saudáveis e que glorificam ao Senhor.

Vivemos, muitas vezes, de aparência. Achamos que podemos esconder nosso pecado em uma parte escura de nossa vida e apresentar aos outros o que consideramos aprovável. Isso pode até funcionar durante algum tempo, mas cedo ou tarde a verdade aparecerá trazendo constrangimento e devastação. Se você guarda pecados ocultos, arrependa-se, peça perdão para todos os afetados e aceite as consequências.

Recent Posts