[Romanos 14.13]

Em todo o capítulo 14 (leia-o todo, se puder), Paulo fala de não julgarmos o próximo, principalmente o irmão que for mais fraco na fé. Nosso versículo de hoje nos exorta a vivermos uma vida que não faça o irmão cair. Cristo não só nos liberta da escravidão do pecado, como também nos motiva a viver uma vida que aproxime mais os nossos irmãos de Deus, por meio do Seu amor que nos une. Existem irmãos nossos que são fracos na fé e podem cair em pecados que para nós já não são mais problema. É nosso dever não julgar (no sentido de criticar ou condenar) esse irmão, mas buscar ajudá-lo em sua caminhada de fé, para que conheça mais a Deus e a Sua Palavra. Esse cuidado para com o próximo deve balizar não só o que fazemos, mas o que deixamos de fazer. Por exemplo, nós continuamos sendo livres para fazer o que quisermos, segundo nossa liberdade em Cristo, mas muitas vezes o mais prudente é abdicarmos desse direito para não escandalizarmos ou sermos pedra de tropeço para algum irmão. Não se trata, contudo, de temer a homens, mas de amá-los.

Pense agora em problemas que talvez você já tenha tido com algum irmão que se escandalizou com alguma atitude sua, e que você não considerava um pecado. À luz da Bíblia, quem tinha razão? Se aquilo realmente foi um pecado, peça perdão a Deus e a esse irmão. Se não foi pecado, pense em medidas práticas que você pode tomar para não fazer outro crente tropeçar.

Recent Posts