[Gênesis 9.18-29]

É interessante notar que a tônica deste trecho das Escrituras não está na embriaguez de Noé, e sim na atitude de seus filhos. Mesmo que Noé tenha pecado em se embriagar, a atenção se volta para o contraste entre os filhos ao verem o pai nu: Cam foi contar para os irmãos em atitude de deboche, enquanto Sem e Jafé fizeram o que deveriam fazer, cobrindo a nudez do pai. Como consequência, após a embriaguez, Noé amaldiçoa Cam por sua atitude desrespeitosa. Respeitar ou não nossos pais é uma questão do caráter. Na vida de todo crente, o caráter deve ser forjado à luz da palavra de Deus, afinal tudo o que o Pai celeste deseja para nós, Seus filhos, está nas Escrituras. Jamais devemos resistir às verdades eternas que a Bíblia descreve como padrão de conduta para os filhos de Deus. Não há limites para respeitarmos nossos pais. Aliás, uma das facetas do mandamento de honrar pai e mãe, de Êxodo 20.12 é exatamente o respeito.

Você tem faltado com respeito para com os seus pais? Consegue identificar as áreas de sua vida e os momentos em que isso ocorre? Lembre-se que honrar pai e mãe é um mandamento. Com essa verdade em mente, quais atitudes práticas você pode tomar para corrigir algum “desvio de rota”?

Recent Posts