[1 Samuel 1.1-8][1 Samuel 2.19-21]

Deus nunca apoiou a poligamia. Quando criou o homem e a mulher, Ele o fez para que ambos se completassem de maneira exclusiva, conforme lemos em Gênesis 2.24. Porém, percebemos no Antigo Testamento que essa prática se tornou presente mesmo entre o povo de Deus. Neste episódio, Elcana se encontra diante de um desdobramento da sua própria poligamia: uma esposa satisfeita, com filhos, provocando a outra, que não tinha filhos. É certo que, como lemos no salmo 103.10, Deus “não nos retribui conforme as nossas iniquidades”. Se não fosse assim, já estaríamos consumidos. Deus agiu com misericórdia para com Ana e ela engravidou. Samuel nasceu e serviu exclusivamente ao Senhor. Após o nascimento de Samuel, Ana gerou mais cinco filhos. As misericórdias do Senhor jamais devem ser entendidas como um aval para continuarmos praticando aquilo que já sabemos ser pecado. Não podemos “continuar pecando para que a graça aumente”, conforme Romanos 6 verso 1. Quando somos alvos da graça e da misericórdia do Senhor, devemos encará-las como oportunidade de recomeçar fazendo o certo para a glória de Deus e para o bem dos nossos.

Você consegue perceber a misericórdia de Deus sobre sua família? Como você tem buscado corrigir seus erros no ambiente familiar? Aliste todos os princípios bíblicos para a família que você já aprendeu e estabeleça metas de como cumpri-los.

Recent Posts