[1 João 2.15-17]

Na igreja, é comum ouvir que não se deve amar o mundo e, de fato, é o que a Bíblia diz. Porém, é muito importante compreendermos o que significa esse ensinamento. Na leitura de hoje, “mundo” não se refere ao nosso espaço físico e material, mas ao sistema espiritual maligno guiado por Satanás para se opor a Deus. Esse sistema não pode ser visto, mas rege todo aquele que não foi redimido por Cristo. É nesse contexto de corrupção que se encontram os filhos de Deus, e é onde devem refletir a glória do Pai. No entanto, pelo fato de os filhos ainda habitarem num corpo de pecado, por vezes acabam por flertar com o sistema vigente. E esse amor ao mundo é condenado pelo Deus de amor, pois demonstra devoção e afeto pela corrupção: a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens (v. 16). Considerando que, naturalmente, o coração humano busca satisfação em coisas terrenas, é impossível encontrar alguém que saia sempre ileso dessas tentações. A arma que os santos têm à disposição consiste no amor a Deus, na comunhão com Ele e no Seu Espírito, que os capacita a lutar contra o pecado.

Como você é tentado nas áreas do verso 16? Lembre que seu amor a Deus deve ser maior do que seu afeto e devoção a qualquer outra coisa ou pessoa. Para isso, clame ao Espírito Santo que o capacite a renunciar tudo que toma o lugar de Deus em seu coração e a depositar toda sua satisfação no Senhor.

Recent Posts