[Josué 9.1-15]

Músicos famosos do passado como Elvis Presley, Michael Jackson e Whitney Houston começaram a vida musical na igreja, mas foram parar fora dela. O que teria acontecido? Certamente você conhece pessoas que já foram de sua igreja e que hoje estão “no mundo”. Também deve conhecer os chamados “simpatizantes do evangelho”, pessoas que falam e agem como cristãos e gostam de estar com os crentes, mas ainda não são salvas. A história da estratégia dos gibeonitas nos alerta quanto à vida de pessoas assim. A fama de Israel havia se espalhado e os seus inimigos sabiam que sua hora estava chegando. O povo de Gibeom, de tanto ouvir falar do poder de Deus e da destruição daqueles que estavam no caminho do Seu povo, resolveu mudar de lado. O problema é que não foi uma mudança movida por submissão a Deus, como a de Raabe, mas um desejo de se protegerem. Para isso, não buscaram a misericórdia do Senhor, mas conseguiram enganar o povo e seu líder, Josué. A atitude deles não surpreende, mas sim a do povo, que mais uma vez confiou em si mesmo, no próprio discernimento, e não consultou ao Senhor. Mesmo escapando da morte, vivendo entre o povo de Deus e gozando de alguns privilégios, os gibeonitas não seriam povo de Deus.

Você é de fato um cristão: uma pessoa arrependida que agora, pela fé em Cristo, faz parte do povo de Deus? Você conhece pessoas que talvez não sejam salvas, ainda que vivam no meio da igreja de Cristo, e que precisam crer no evangelho?

Recent Posts