[Salmos 46.1-11]

No salmo de hoje, continuamos vendo que a esperança do autor está somente em Deus, pois Ele é a resposta de que precisamos nos momentos em que perdemos o chão (v. 1). Por isso o salmista não teme, pois confia no Deus único, imutável, glorioso e belo (v. 2). A descrição que o salmista faz de Deus está ligada ao caráter e as obras do Senhor. Ele é um Deus justo (v. 9), mas também gracioso (v. 7). É um Deus glorioso (vv. 10), mas também atento às nossas necessidades (v. 1). Suas obras revelam Seu poder incomparável (v. 6, 8, 9) contra os ímpios e as demais nações, mas também Sua provisão de bondade e misericórdia para Seu povo da aliança (vv. 4, 5, 7, 10). A ênfase principal do salmo, porém, é o fato de o Deus de Jacó habitar com o Seu povo. O relacionamento que temos com Deus se assemelha ao relacionamento de Deus com Jacó. Assim como Jacó, todos nós pecamos e tentamos enganar a Deus e o próximo (Rm 3.23). Além disso, aqueles que receberam o novo nascimento são aqueles que creem no Senhor e recebem uma nova identidade, assim como Jacó recebeu. A esperança certa do cristão está no fato de que o próprio Deus habita conosco por meio de Cristo Jesus, nosso salvador gracioso.

O Deus de Jacó, o Senhor da glória, habita com pecadores perdoados somente pela Sua misericórdia em Cristo Jesus (Rm 3.24-26). Liste algumas atitudes que devemos ter diante desse fato.

Recent Posts