[Salmos 99.1-9]

Neste pequeno salmo que veremos hoje, a palavra SENHOR aparece sete vezes, e a palavra santo aparece cinco, mostrando que a grande ênfase é: o Senhor é santo. Mas o que isso significa? Essencialmente, santo significa separado, especialmente no que se refere ao caráter e posição que o Deus santo da Bíblia ocupa. Nos versos 1 a 3, o salmista deixa claro que o Deus santo merece adoração, pois está acima de tudo e de todos (v. 2), até mesmo de querubins (v. 1). Outro tema explorado no salmo é o nome de Deus: Javé (traduzido por SENHOR). Esse nome de Deus é usado quando o assunto é a aliança dEle com Seu povo. Apesar de Javé ser santo, acima de todos, Ele também executa “o juízo e a justiça em Jacó” (v. 4). Isso significa que aqueles que conhecem a Deus pela fé, passam a desfrutar um relacionamento com Ele à semelhança de seus servos Moisés, Arão e Samuel (v. 6). Esse relacionamento torna possível conhecermos a vontade de Deus (v. 7), falarmos com Deus por meio da oração e ter nossos pecados perdoados, ainda que soframos suas consequências nesta vida (v. 8).

Diante do fato de que Javé, nosso Deus, é santo e está acima de todos, também devemos reverenciá-lO acima de tudo. E mesmo nas nossas falhas em fazer isso diariamente, o Deus da aliança nos encontra onde estamos e nos dá a graça e o perdão que precisamos, para nos unirmos ao salmista em nossa exaltação ao Deus santo!

Recent Posts