[Provérbios 18.1]

O versículo de hoje nos diz o que está por trás da atitude de se isolar. Apesar de ser mais confortável, pois evita que se precise mudar o que tem de errado consigo mesmo ou lidar com os erros dos outros, é uma atitude pecaminosa. É egoísta, porque outros precisam de você, e insensata, pois você também precisa de outros. O plano de Deus é que nos relacionemos – em especial com os nossos irmãos em Cristo – a fim de crescermos juntos, um ajudando o outro a se aproximar mais de Deus. A Bíblia diz que todos os cristãos são membros de um só corpo, cujo cabeça é Cristo. E nenhum membro do corpo humano poderia dizer a outro que não precisa dele, nem poderia se isolar do corpo e viver bem sem ele ou sem afetá-lo. Isso deve nos levar a olhar para nossos corações e, se for o caso, nos arrependermos de uma mentalidade egoísta e insensata; a reavaliar o relacionamento com nossos irmãos – se temos vivido “cada um por si” ou se consideramos a vida em corpo. Deus nos fez para vivermos em união, refletindo o amor e a paz que só podem vir dEle mesmo.

O que você pode fazer diferente a partir de hoje? Peça a Deus que o ajude a perceber isso e a transformar sua forma de pensar e agir. Busque conversar mais com as pessoas da sua igreja, orar e se interessar por elas, deixando de lado o egoísmo. Quando precisar, peça ajuda a um irmão em Cristo mais maduro, deixando de lado o orgulho e a insensatez de tentar “se virar sozinho”.

Recent Posts