DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 50 – Domingo

[1 Reis 14.23-27]

Nesta semana observaremos o profeta Jonas e analisaremos seu comportamento diante do Senhor e seu testemunho perante os homens. Sua primeira aparição acontece exatamente no texto de hoje. Nesta passagem, Jonas está a serviço do reino de Israel no tempo do rei Jeroboão II. Esse rei foi ousado e conseguiu recuperar os territórios que estiveram sob o domínio de Damasco por muitos anos. Tudo de acordo com a palavra que Jonas anunciara da parte do Senhor. Desde o tempo de Salomão não houve outro rei que tenha conseguido dominar tão grande extensão territorial. Naquela época Israel prosperou, e um sentimento de nacionalismo cresceu entre o povo. Jonas foi instrumento para que houvesse esse avanço na nação de Israel, pois usou seus lábios para profetizar o que deveria ser feito. Mas o mais notável é que Jonas foi ouvido pelo rei. Um rei não confiava em qualquer pessoa, mas deu crédito à palavra de Jonas, pois sabia que ela vinha da parte de Deus.

Hoje as pessoas à sua volta veem você como alguém confiável? Acreditam em você e ao ouvi-lo entendem que seus conselhos são baseados na Palavra de Deus? Ou você tem caído em descrédito ao ponto de suas palavras não fazerem diferença alguma? Comprometa-se a usar sua boca para transmitir palavras úteis “para edificar os outros” (Ef 4.29).

Semana 50 – Sábado

[Jonas 4.1-11]

No último capítulo de seu livro, Jonas se revela um servo relutante que precisava aprender a valorizar o que Deus valorizava. O profeta estimava mais a planta que deu a ele sombra, enquanto o Senhor estimava mais as pessoas. Para ele, o “razoável” era a punição dos pecadores! Além disso, Jonas obedeceu com indisposição e não desfrutou da alegria que o serviço ao Senhor é capaz de oferecer. Infelizmente, o último relato que temos a respeito de Jonas se encontra neste capítulo, onde nos deparamos com uma reação egoísta da parte do profeta.

Avalie como tem sido seu relacionamento com os outros. Você se aborrece quando vê Deus tratar com misericórdia pessoas que, em sua opinião, mereciam ser castigadas? O seu conforto, satisfação, bens materiais e oportunidades são mais importantes que as pessoas para você? Se as respostas a essas perguntas forem positivas, confesse isso a Deus, arrependa-se e peça a Ele que coloque misericórdia em seu coração. Se não, agradeça a Deus por trabalhar isso em sua vida. Uma sugestão prática: faça uma relação de suas tarefas semanais e inclua nela tempo com as pessoas à sua volta. Torne esses momentos oportunidades para ser exemplo, consolar e compartilhar o amor e a Palavra de Deus. Pessoas também precisam ser prioridade para nós, assim como foram e são para nosso Salvador Jesus!

Semana 50 – Sexta-feira

[Jonas 3.6-10]

A esperança foi oferecida a Nínive, e nestes versículos nos deparamos com uma cidade disposta a obedecer ao Senhor e se submeter a Ele. Independente de classe social, posição, e família, todos agora deveriam jejuar e demonstrar humilhação, vestindo-se de pano de saco, como sinal de arrependimento, inclusive os animais. Por causa dos planos divinos, aquela cidade foi liberta da destruição. O que podemos concluir é que o Senhor é Deus de amor e compaixão para com todos que se colocam em Suas mãos. Deus é capaz de perdoar o pior dos pecadores e de maneira incrível sempre demonstrar amor por Suas criaturas tão miseráveis e medíocres.

Reflita sobre a maneira como você trata as pessoas que lhe ofendem de alguma forma. Em Efésios 4.32 a 5.2, Paulo nos desafia a sermos “imitadores de Deus, como filhos amados”. Você tem imitado a Deus no trato com seus ofensores? Deus, sendo puro e santo, sempre perdoa, é paciente, não nos despreza e demonstra constantemente misericórdia. Agora pare um pouco, olhe-se no espelho e pergunte a si mesmo: “Quem sou eu para não perdoar e ter paciência? Quem sou eu para menosprezar e não ter misericórdia?”. É um desafio enorme, por causa de nosso senso de justiça imediata e nossa tendência à vingança. Nossa tarefa, ao invés disso, é perdoarmos uns aos outros assim como Deus nos perdoou em Cristo. Ore a Deus para que lhe dê a mesma disposição perdoadora no trato com aqueles que ofendem você.

Semana 50 – Quinta-feira

[Jonas 3.1-5]

O Senhor chamou Jonas pela segunda vez para ir a Nínive, e a reação do profeta foi dispor-se, levantando-se rapidamente para cumprir o plano de Deus de pregar arrependimento ao povo. Jonas foi responsável por anunciar a destruição da cidade, caso aquele povo não vivesse uma transformação. A reação dos ninivitas foi de quebrantamento e humilhação, ao jejuarem e se vestirem de pano de saco; independente da idade, todos creram no Senhor. O que esses trechos da Bíblia nos mostram, além de um servo decidido a obedecer e um povo convicto de que precisava de salvação? vemos neles um Deus misericordioso, disposto a perdoar e pronto a nos levantar. A fidelidade de Deus para conosco não depende do que fazemos (2Timóteo 2.13). Ele demonstra isso ao dar uma nova oportunidade tanto para Jonas como para os ninivitas. O profeta Jeremias afirma, em Lamentações 3.22, 23, que as misericórdias do Senhor são inesgotáveis e se renovam a cada manhã – é por isso que não somos consumidos!

Neste dia, observe o Senhor com olhos de contemplação, admiração e gratidão. Reflita na sua história e naquilo que Ele já fez na sua vida. Pense em quantas vezes Deus já lhe permitiu recomeçar. Medite na proposição da semana e agradeça a Ele.

Semana 50 – Quarta-feira

[Jonas 1.15-17][Jonas 2.1-10]

Após os temerosos marinheiros lançarem Jonas ao mar, Deus enviou um enorme peixe para engoli-lo. Lá, Jonas reconheceu que era incapaz de se salvar sozinho. A condição desesperada de Jonas na barriga do peixe é semelhante à de qualquer pecador. Jonas não tinha poder para sair do peixe, assim como o homem não pode livrar a si mesmo da escravidão e poder do pecado. (A propósito, saiba que a palavra grega que Jesus usou para “grande peixe” em Mateus 12.40 é a palavra que deu origem a “cetáceo”, ordem de animais da qual a baleia faz parte.) Somente o Senhor poderia salvá-lo. Vemos aqui um Jonas que reconhecia sua rebeldia, da qual precisava se arrepender. Jonas reconheceu o poder do Senhor e O exaltou, mesmo dentro de um animal tão grande. Deus o perdoou e atendeu, fazendo com que o peixe vomitasse o profeta na terra.

Peça ao Senhor para sondar seu coração e escreva em um papel seus pecados que se repetem constantemente; escrevendo, você conseguirá enxergá-los melhor, por mais triste que isso seja. Confesse-os, clame a Deus por perdão e para que você sempre veja seus pecados como Ele os vê. Comprometa-se com Deus a buscar viver uma vida de santidade, abandonando o pecado (Pv 28.13). Em atitude de humildade, consagre-se ao Senhor mais uma vez e o louve-O pelo que perdão e restauração que Ele dá.

Semana 50 – Terça-feira

[Jonas 1.6-14]

O Deus que fez todas as coisas é santo e puro: nunca pode pecar ou falhar. Ele é fiel, poderoso, dono do tempo e do espaço. Controla todas as coisas; é eterno e invisível, mas é real. É Pai, amigo, Rei e Senhor. É incompreensível para nossa mente humana, pois vai muito além do que podemos pensar ou imaginar. A única limitação que Deus tem é que Ele não tem limite, Ele é o Deus do impossível! E foi exatamente a esse Deus, a quem Jonas declarava temer, que ele desobedeceu e desrespeitou deliberadamente. A atitude inconsequente de Jonas afetou não somente a si mesmo, mas também quem estava à sua volta. Ele acabou se tornando uma ameaça para aqueles marinheiros, colocando-os em perigo (v. 12). E é isso que nos acontece em alguns momentos; nossas falhas, além de afetar nosso relacionamento com o Deus Todo-Poderoso, também afetam quem está à nossa volta. O que o Senhor espera de nós é um coração humilde e temente a Ele, que sabe reconhecer quem Ele é e medita na Sua graça antes de agir.

Antes de tomar decisões ou de dizer qualquer coisa, medite em quem Deus é e no que Ele fez na cruz por você. Além disso, pense nas consequências de suas ações, pois além de recaírem sobre você, elas também podem abençoar ou distanciar do Senhor quem está à sua volta. “O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas” (Pv 19.23).

Semana 50 – Segunda-feira

[Jonas 1.1-5]

Nínive era a capital do grande império da Assíria, nação inimiga mortal do povo de Israel. Era um centro de crime e impiedade. Naum 3.1 diz que Nínive era cidade ensanguentada, toda cheia de mentiras. Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto. Társis ficava a mais de três mil quilômetros para o oeste, numa direção totalmente oposta. E Jonas decidiu fazer exatamente o oposto do que o Senhor mandara. É claro que qualquer ser humano ficaria assustado ao pensar na situação da cidade de Nínive, mas o Senhor que chama também é fiel para sustentar em qualquer tarefa! A desobediência de Jonas foi explícita, pois tentou fugir da presença do Senhor e, além disso, endureceu o coração a ponto de conseguir dormir profundamente no barco em que viajava, como se nada estivesse acontecendo (v. 5). Olhando para Jonas, vemos é um coração necessitado de quebrantamento, pois precisaria de uma consequência terrível para perceber o que estava fazendo.

Peça ao Senhor que um coração sensível para perceber suas falhas e constantemente voltar a Ele. Clame para que você não consiga “dormir profundamente” sem acertar as contas com o Senhor, quando vier a desobedecer a sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm 12.2).