DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 51 – Domingo

[Provérbios 17.17]

Nessa semana, olharemos para o que Deus ensina sobre amizades. Vamos refletir sobre o tipo de amigo que temos sido, o que está por trás das nossas atitudes e como podemos buscar transformação para sermos amigos segundo a Sua vontade. O que Provérbios 17.17 diz sobre o verdadeiro amigo? Amor, de acordo com a Bíblia, não é apenas uma emoção ou afeição, mas um compromisso que se manifesta em atitudes práticas. Muitos que se dizem amigos só querem saber de festa, e quando chegam momentos difíceis, que exigem responsabilidade e risco ou sacrifício pessoal, caem fora. O amigo segundo Deus, porém, não age assim; é um irmão na adversidade, porque ama em todos os momentos. Isso não é fácil nem automático, porque nosso coração é naturalmente inclinado ao pecado. Somos egoístas e orgulhosos, e isso afeta todos os nossos relacionamentos. Mas há esperança, pois o mesmo Deus que nos salvou por Sua graça quer nos transformar, para que O glorifiquemos em cada relacionamento e para aprendermos, com Ele, o que significa amar e ser amigo.

É a partir da nossa comunhão com Deus que seremos transformados em cada área da nossa vida. Você percebe como o seu pecado afeta as suas amizades? Arrependa-se diante de Deus, pedindo que Ele o perdoe e o transforme para ser um amigo melhor. E se há alguém para quem você também precisa pedir perdão, peça.

Semana 51 – Sábado

[Provérbios 27.17]

Temos desenhado, nesta semana, o belo quadro de um amigo segundo Deus. Hoje lemos, para completar, que um bom amigo afia o seu companheiro. O que isso significa? Pense em uma faca; quando está afiada, é muito mais eficaz. Some esse raciocínio com Romanos 8.28, 29 e perceba qual é o propósito de Deus para Seus filhos. Um amigo cristão deve contribuir para que a imagem de Cristo seja formada em seus irmãos. 2Timóteo 2.22 nos mostra como. Ambos fogem do que desagrada a Deus e buscam, juntos, o que Lhe agrada. Isso inclui confrontar, em amor, quando o seu amigo cristão está em pecado e ouvir com humildade quando você é confrontado; inclui compartilhar lutas e vitórias, orar e ajudar um ao outro na caminhada cristã. Se você olhar de perto, perceberá que se esse for o seu foco como amigo, todas as outras qualidades estarão presentes. Quando o foco é glorificar a Deus com seus relacionamentos e crescer com eles, você ama em todos os momentos e é um irmão na adversidade. Consola e aconselha biblicamente. Não se isola. Não ofende. Busca o bem do outro acima do próprio. Não engana e não maltrata. Não é perfeito, mas quando peca, tem um coração quebrantado, que se arrepende, pede perdão e busca mudança e reconciliação.

É isso o que Deus ensina sobre a verdadeira amizade. Que esse seja também o seu desejo e alvo. Por Sua própria graça, em Cristo temos tudo de que precisamos para viver nossas amizades segundo Sua vontade.

Semana 51 – Sexta-feira

[Provérbios 26.18, 19]

As características de um amigo que agrada a Deus se interligam. Você lembra de todas que estudamos nesta semana? Um amigo verdadeiro ama em todos os momentos, é um irmão na adversidade, não se isola, não ofende e não busca seus próprios interesses. Hoje podemos ver outra caraterística desse amigo: ele é honesto. O trecho lido compara à loucura se comportar de maneira depreciativa para com o próximo alegando inocência. Você conhece alguém que age assim? Existem pessoas que dizem todo o tipo de coisa errada, cruel ou mentirosa e depois tentam se corrigir afirmando que era apenas brincadeira. Um amigo segundo o coração de Deus, porém, não age assim. Suas brincadeiras são saudáveis e ele não tem o propósito de enganar ou machucar o outro. O humor verdadeiramente bom não anula a honestidade, a fidelidade, a sensibilidade e sabedoria. Se você se diverte às custas de outra pessoa, isso já não tem mais graça (nos dois sentidos da palavra). E se você acha engraçado coisas que Deus desaprova, seu senso de humor precisa urgentemente ser transformado por Ele.

Este é o momento para se arrepender; Deus pode mudar o seu coração e ajudá-lo a se alegrar e se divertir de uma forma que Lhe agrade. Caso você não tenha esse problema, pense em alguém que você conhece que tenha e ore por ele, pedindo que Deus o leve a um arrependimento verdadeiro. Além disso, converse com ele, mostrando-o em amor que essa atitude é pecaminosa.

Semana 51 – Quinta-feira

[Provérbios 19.6, 7]

O que o motiva em seus relacionamentos? Muitos costumam se aproximar de pessoas pensando no que poderão receber em troca, se dinheiro, status, popularidade, paixão, etc. Já sabemos que nossas ações refletem o que está em nosso coração, então essa atitude revela muito sobre o coração do interesseiro. Quando nos relacionamos com a intenção de tirar vantagem dos outros, ou de só recebermos algo em troca, estamos revelando o egoísmo de nosso coração. Não queremos servir, mas ser servidos. Paulo nos instrui sobre isso em Filipenses 2.1-5, mostrando quais interesses devemos levar em conta e como devemos considerar os outros. Esses versículos descrevem com fidelidade o seu modo de se relacionar com os seus amigos, seus irmãos na igreja, sua família? A Bíblia diz que Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos. Nossa atitude deve ser a mesma do nosso Salvador.

Para isso, devemos nos arrepender de todo o nosso egoísmo e, pela graça de Deus, trocar o pensamento “O que posso ganhar com esse relacionamento? Como posso conseguir dele o que quero?” por “Como posso abençoar e servir esse meu amigo?”. Ao nos aproximarmos de outra pessoa, temos, sim, que ter um interesse: o interesse de abençoá-lo e de fazer da sua alegria a nossa. Que Deus nos quebrante, nos molde e nos ajude a tirar nosso foco de nós mesmos e a colocá-lo nEle e nas pessoas ao nosso redor.

Semana 51 – Quarta-feira

[Provérbios 18.19]

Qual é o papel da comunicação em uma amizade? Já vimos que um amigo segundo a vontade de Deus ama em todos os momentos, é um irmão em meio ao sofrimento, consola e aconselha biblicamente e não se isola. Hoje, veremos como a comunicação pode contribuir com essas atitudes, e, em alguns casos, afetar de forma negativa esses alvos. Provérbios traz muitos alertas sobre o poder da palavra para ferir ou abençoar. O versículo lido mostra que uma ofensa pode causar danos irreversíveis. Leia também Efésios 4.29 e reflita sobre o que deve e o que não deve sair da nossa boca. Assim, devemos analisar com atenção se nossa língua tem sido instrumento de bênçãos, se edifica e promove o crescimento de nossos irmãos, ou se faz crescer barreiras e mágoas no coração deles. Se a boca fala do que está cheio o coração, os problemas de comunicação começam bem antes de as palavras se formarem.

Que Deus nos capacite a viver e dizer a verdade em amor, com a motivação correta, e que nossa boca seja fonte de graça e não de destruição. Pense se existe algo que você precisa mudar em seus hábitos de comunicação, e em como essa transformação deve ocorrer. Reflita e ore a respeito disso. Existe alguém que você tem ferido com palavras (pense em sua família, sua igreja, seus amigos)? Procure essas pessoas e reconheça seu erro; peça perdão a elas.

Semana 51 – Terça-feira

[Provérbios 18.1]

O versículo de hoje nos diz o que está por trás da atitude de se isolar. Apesar de ser mais confortável, pois evita que se precise mudar o que tem de errado consigo mesmo ou lidar com os erros dos outros, é uma atitude pecaminosa. É egoísta, porque outros precisam de você, e insensata, pois você também precisa de outros. O plano de Deus é que nos relacionemos – em especial com os nossos irmãos em Cristo – a fim de crescermos juntos, um ajudando o outro a se aproximar mais de Deus. A Bíblia diz que todos os cristãos são membros de um só corpo, cujo cabeça é Cristo. E nenhum membro do corpo humano poderia dizer a outro que não precisa dele, nem poderia se isolar do corpo e viver bem sem ele ou sem afetá-lo. Isso deve nos levar a olhar para nossos corações e, se for o caso, nos arrependermos de uma mentalidade egoísta e insensata; a reavaliar o relacionamento com nossos irmãos – se temos vivido “cada um por si” ou se consideramos a vida em corpo. Deus nos fez para vivermos em união, refletindo o amor e a paz que só podem vir dEle mesmo.

O que você pode fazer diferente a partir de hoje? Peça a Deus que o ajude a perceber isso e a transformar sua forma de pensar e agir. Busque conversar mais com as pessoas da sua igreja, orar e se interessar por elas, deixando de lado o egoísmo. Quando precisar, peça ajuda a um irmão em Cristo mais maduro, deixando de lado o orgulho e a insensatez de tentar “se virar sozinho”.

Semana 51 – Segunda-feira

[Provérbios 12.25][Provérbios 15.30]

Ontem vimos que o amigo está presente na adversidade porque ama em todos os momentos. De acordo com os versículos de hoje, quais características devem estar presentes em nossos corações e atitudes quando nossos amigos estão sofrendo? É isso que transborda de seu coração? É assim que você tem agido com quem precisa de você? Não somos capazes sozinhos, mas pela graça de Deus, podemos ser transformados – de dentro pra fora – para agirmos com compaixão, levando consolo e conselho bíblicos para quem deles necessita. Isso só será possível se conhecermos bem a Bíblia, pois ela é a fonte suficiente, completa e perfeita que precisamos. Para ajudar nossos amigos, temos de buscar a sabedoria de Deus revelada na Palavra em vez de nos apoiarmos em nosso próprio entendimento. Ler a Bíblia e orar deve fazer parte de nossa rotina diária; caso contrário, é preciso mudar, para que Deus guie nossa forma de pensar e falar.

Que estejamos atentos às necessidades alheias e não hesitemos em sair da nossa zona de conforto para cuidar dos outros. E que, falando a verdade em amor, ajudemos nossos amigos a voltar os seus olhos para Deus. Pense hoje em alguém que está passando por um momento difícil. Pode ser um amigo de sua igreja. Comece a orar por ele agora mesmo. Mande uma mensagem ou ligue para conversar um pouco, mostrando que você se importa e está disponível para ouvi-lo e orar com ele.