DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 11 – Sexta-feira

[Gálatas 2.20]

O apóstolo Paulo escreveu aos crentes da Galácia por causa de uma preocupação especial: aqueles irmãos estavam deixando o verdadeiro evangelho por um evangelho falso. Um dos sintomas disso é que sua identidade como seguidores de Cristo estava se deturpando, se corrompendo. Num apelo bastante íntimo, Paulo abriu o coração para que os gálatas pudessem ver quem ele era depois de se entregar a Jesus. A identidade de Paulo havia sido mudada para outra, a do próprio Cristo. A prova mais contundente de que você está andando com intensidade na companhia de alguém é que você acaba por assimilar algo do modo de ser da outra pessoa. O indivíduo que entregou sua vida a Deus pela fé em Cristo mostrará sinais comportamentais evidentes de arrependimento: suas atitudes serão transformadas pelo Espírito Santo a ponto de não ser mais o senhor de si, mas Deus. Paulo não estava defendendo que os cristãos se tornassem pessoas sem personalidade, mas pessoas que conscientemente optaram por submeter suas vontades, planos e recursos a Cristo.

Seguir a Cristo invariavelmente exige renúncia e perda, mas quando temos uma real compreensão do que Jesus abriu mão por amor a nós (Fp 2.5-7), percebemos que o que é exigido de nós é muito pouco. De quanto você está disposto a abrir mão por amor a Cristo? Ore pedindo a Deus que o ajude a priorizar aquilo que é realmente importante.

Semana 11 – Quinta-feira

[Romanos 8.29]

É natural os filhos imitarem certos comportamentos dos pais, bem como irmãos mais novos imitarem os mais velhos. Isso acontece porque a criança tende a admirar e se identificar com aquele que é maior, desejando ser como a pessoa que admira. Na nossa caminhada cristã, o processo é semelhante. Quando nos convertemos, somos como crianças que buscam alguém para se identificar de modo a balizar nosso crescimento. A diferença fundamental é que neste caso Jesus Cristo é o único alvo de nossa identificação. Contudo, à medida que observamos que irmãos em Cristo refletem a imagem dEle, podemos imitá-los tendo sempre Cristo como alvo final. Na verdade, esse processo deveria ser bem natural no contexto da igreja: irmãos mais maduros servindo de exemplo e modelo para os cristãos mais novos em sua busca pela imagem de Jesus. Paulo exemplifica de forma clara esse processo em suas cartas (1Co 11.1; Fp 3.17; 2Ts 3.9). Com Efésios entendemos também o papel do corpo de Cristo, a igreja, na lapidação da imagem de Jesus na vida de cada um dos seus membros (Ef 4.11-13).

Como cristãos, a nossa identificação com Cristo nem sempre é uma realidade. Muitas vezes vemos artistas, atletas e empresários de sucesso como modelos a serem imitados em detrimento de Cristo. Não é errado ter incrédulos como referência para algumas áreas da vida, mas não podemos perder o nosso alvo de santidade, que é Jesus. Identifique em sua igreja cristãos maduros que o ajudem a se conformar à imagem de Cristo.

Semana 11 – Quarta-feira

[Romanos 1.26-32]

A pior coisa que pode nos acontecer por causa do nosso pecado não é sermos disciplinados, mas sermos entregues ao nosso próprio pecado. É o que acontece com alguém que optou deliberadamente por ser senhor da própria vida em vez de adorar ao Deus vivo. Segundo Warren Wiersbe, “Se o homem é seu próprio deus, então pode agir como bem entender e satisfazer todos os seus desejos sem temer qualquer julgamento”. Como resultado, ao se entregar ao pecado, o homem castiga a si mesmo (v. 27). A corrupção é tão grande que, mesmo percebendo as consequências devastadoras do seu pecado, o ser humano é incapaz de se arrepender e se voltar para Deus. Não satisfeitas com essa ruína, as pessoas ainda incentivam e apoiam aqueles que também estão seguindo os próprios caminhos. Por isso não adianta melhorar a educação de uma pessoa ou nação, pois não é a falta de conhecimento ou instrução que as condena a um estado de depravação. Esse estado é resultado da escravidão do pecado, e a única forma de interrompê-la é restaurando o relacionamento da pessoa com Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Muitas vezes queremos ajudar incrédulos a lutar contra seus pecados com soluções humanas. Damos dicas, apontamos médicos, sugerimos algum lazer ou esporte, mas nos esquecemos de Cristo. Só Ele pode interromper o processo de autodestruição do pecado e promover a restauração do pecador. Lembre que o que ele mais precisa é de Cristo.

Semana 11 – Terça-feira

[Salmos 115.1-8]

Não existe um consenso quanto à data em que o salmo 115 foi escrito. Contudo, alguns autores o atribuem à celebração de consagração do segundo templo (Ed 6.16). Se esse for realmente o contexto, é possível entender por que o salmo parece responder a uma provocação das nações pagãs. Durante o exílio, o povo de Israel foi constantemente questionado quanto à existência de Deus. Afinal, que Deus tão poderoso deixaria Seu povo em tal situação? Para responder aos questionamentos, o salmista exalta o Senhor por Seu amor, fidelidade e poder (vv. 1, 3), em contraponto com deuses pagãos que, apesar de visíveis, eram incapazes de se relacionar com o povo (vv. 5-7). Mesmo nosso Deus estando no céu e sendo invisível, Ele está presente, é acessível e Se relaciona conosco. Os ídolos, feitos por mãos humanas, podem ser vistos e se assemelham aos homens, mas são inúteis como seus adoradores. Enquanto os que se identificam com Cristo se tornam mais parecidos com Ele (Rm 8.29), os que adoram outros deuses se identificam com eles e se tornam como eles (Is 6.10).

Como cristãos, devemos buscar a santificação para nos tornarmos semelhantes a Cristo. Ele é o nosso modelo e alvo. Se existe algo em sua vida que o atrapalha nesse propósito, avalie se isso não se tornou um ídolo para você. Peça a Deus sabedoria para abrir mão de tudo que o faz desviar do alvo que é Cristo.

Semana 11 – Segunda-feira

[Romanos 1.18-25]

Não dá para alegar ignorância. Neste texto, Paulo explica que a criação de Deus é suficiente para responsabilizar o homem ante o Criador. O poder de Deus e a Sua divindade são notados e vistos nas coisas criadas, e isso torna o ser humano indesculpável diante do Senhor (v. 20). A passagem bíblica mostra o quanto é inútil e estéril, apesar do requinte intelectual, o debate sobre a existência de Deus, pois toda a criação revela que Ele é e quem Ele é. Apesar disso, o homem optou deliberadamente trocar “a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis” (v. 23). Ele não consegue se identificar com Deus e adorá-lO, por isso busca criar seus próprios alvos de adoração. Isso é resultado da natureza caída do homem, que obscureceu seu coração e manchou sua identificação com Deus. E um homem que não tem identidade vai buscar, guiado por sua inclinação ao pecado, qualquer coisa que possa lhe dar alguma sensação de significado e identificação. O resultado são as atitudes mais esdrúxulas e incoerentes, numa espiral de decadência e autodestruição. Contudo, aquele que foi alcançado pelo evangelho é resgatado dessa condição e recebe uma nova identidade em Cristo.

Quantas pessoas à nossa volta estão sem identidade, perdidas rumo à destruição? Mesmo que aparentemente gozem de uma boa vida, elas precisam de Cristo. Ore a Deus e peça a Ele oportunidade para testemunhar sobre a nova identidade que você tem em Cristo.

Semana 10 – Domingo

[Atos 17.24-28]

“Creio em Deus!” Um credo é um conjunto de afirmações que demonstram as verdades básicas da fé cristã. Um dos credos mais famosos é o Credo dos Apóstolos, elaborado nos primeiros séculos da era cristã. Ele começa com “Creio em Deus”. Mas quem é Deus? Paulo nos ajuda a responder quem Deus é ao descrever alguns de Seus atributos. Eterno (v. 24): a existência de Deus é um pressuposto, não precisa de defesa. Ele estava antes, sempre existiu (Sl 90.2). Um: Paulo diz: “o Deus”. Não há outro, Ele é único (Is 45.5). Onipotente: “fez o mundo e tudo que nele há”, do nada e a partir de Sua Palavra. Seu poder não tem limites. Autossuficiente: Deus não precisa de nada nem de ninguém. Não podemos dar a Ele algo que O faça mudar, e Ele não precisa de nossos esforços na construção de templos que não O podem conter. Provedor: É Ele quem dá tudo ao homem – tudo! Soberano: tempos e épocas, nações e lugares para a humanidade foram previamente estabelecidos por Deus, que controla a História. Imanente: embora extremamente grande, sábio e poderoso, Ele está perto do homem, que pode buscá-lO e encontrá-lO. Pai: Paulo cita poetas gregos para afirmar que somos gerados por Ele, somos Seus filhos naturais (embora filhos no sentido espiritual são só aqueles que creem em Jesus, conforme João 1.12).

O povo Xerente, no interior do Tocantins, chama Deus de “Waptokwa Zawre”, literalmente, “Nosso Grande Pai”. Um Pai com tantos atributos deve ser adorado e reverenciado. Pare agora e adore ao Pai pelo que Ele é.

Semana 10 – Sábado

[2 Coríntios 4.13-16]

“Eu creio! Eu vivo diferente!” O apóstolo Paulo diz: nós cremos, por isso falamos. Nós cremos, então sabemos das verdades divinas. Nós cremos, por isso agradecemos. Nós cremos, por isso não desanimamos. Nossas atitudes revelam no que de fato cremos. O crente em Jesus não fica quieto; ele quer compartilhar sobre o que crê. Pense bem: se você sabe que Deus é um só, que Se fez homem para morrer em seu lugar para perdoar seus pecados; se sabe que Ele ressuscitou e enviou Seu Espírito para estar com você, que foi batizado nEle e agora tem a companhia e auxílio do Todo-poderoso a cada passo; se você sabe que faz parte da Igreja instituída pelo próprio Jesus, que um dia voltará e transformará nosso corpo para que seja como o corpo glorioso dEle, e para que passemos a eternidade em alegria infinita no céu. Se você sabe de tudo isso, você vai ficar quieto? Não! Você vai abrir sua boca e anunciar para que outros também creiam. Você vai abrir sua boca e agradecer a Deus por todas essas bênçãos que Ele já lhe deu e ainda dará. E você vai abrir sua boca e falar palavras de ânimo e encorajamento, ainda que esteja enfrentando dificuldades.

Você crê? Então, abra sua boca e fale! Ore agora, transbordando em ações de graças para a glória de Deus! Depois, desafie a si mesmo para abrir sua boca e anunciar sua crença para seus amigos que ainda não creem em Jesus. E decida só abrir sua boca hoje para encorajar e animar os outros. Você crê? Mostre isso em sua vida!