DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 10 – Sexta-feira

[Daniel 12.2, 3][1 Coríntios 15.50-52]

“Creio na ressurreição e na vida eterna!” Você já deve ter ouvido a frase “você nasceu para brilhar”. Lamento informar, mas com o corpo que temos hoje vai ser difícil brilhar. Você pode até se tornar uma “estrela” de cinema, do futebol ou da música, mas o seu brilho será como o de uma lanterninha, comparado com o brilho maior daqueles que forem ressuscitados para a vida eterna, “aqueles que são sábios”, que creram em Cristo como Salvador e que “reluzirão como o brilho do céu”. Será assim: se você crê em Cristo e ainda estiver vivo quando Jesus voltar, seu corpo será transformado, tornando-se igual ao corpo glorioso do Cristo ressurreto (Fp 3.21). Você será “como as estrelas, para todo o sempre” (Dn 12.3). Se você já tiver morrido, seu corpo será ressuscitado, seu espírito se unirá novamente ao seu corpo então glorioso, e você viverá para sempre nessa condição. Mas veja: os que brilharão são “aqueles que conduzem muitos à justiça”. O crente verdadeiro sabe de seu futuro e o espera ansiosamente, mas também quer levar outros para brilhar consigo.

Você acha seu corpo meio detonado, sem brilho? Não se preocupe, na eternidade ele será perfeito. Você se acha muito bonito, saudável, iluminado? Baixe a bola, que isso que você vê no espelho não é nada comparado ao corpo que nos espera na eternidade. Tire o foco de você! Use sua vida para levar muitos à justiça, ao Senhor Jesus Cristo!

Semana 10 – Quinta-feira

[Efésios 4.3-6]

“Creio em um só batismo!” Ontem meditamos sobre a unidade na Igreja. O texto de hoje também trata desse assunto e o expande. Devemos lutar para conservar a unidade (v. 3), e há razões muito boas para isso. São sete “um só” nesse texto: 1) há um só corpo, o corpo de Cristo: uma figura de linguagem que ilustra muito bem a Igreja, que precisa ter todos os seus membros ligados e funcionando juntos; 2) um só Espírito: Deus Espírito Santo, que habita a igreja e une seus membros; 3) uma só esperança, garantida pelo Espírito e a ser desfrutada na eternidade; 4) um só Senhor, nosso Salvador Jesus Cristo, Deus Filho; 5) uma só fé, a fé salvadora baseada na sã doutrina do evangelho; 6) um só batismo; 7) Um só Deus e Pai, e se há um só pai, somos todos irmãos. Aqueles que creem em Jesus Cristo são batizados pelo Espírito Santo no momento da conversão (1Co 12.13), e após algum tempo devem passar pelo batismo na água (Mt 28.19), símbolo do batismo no Espírito que une os cristãos e da identificação com a Cristo em Sua morte e ressurreição. Se há um só batismo, não devemos buscar uma segunda experiência de batismo no Espírito Santo após a conversão, mas testemunhar por meio do batismo na água a experiência que já tivemos e buscar ser cheios do Espírito (Ef 5.18).

Você é crente em Jesus? Então você já foi batizado no Espírito. Você já cumpriu a ordenança do batismo na água? Ótimo. Então agora ande na Palavra e seja cheio desse Espírito que habita em você!

Semana 10 – Quarta-feira

[João 17.16-24]

“Creio na Igreja!” Você sabia que Jesus orou por você? Pois é, lemos isso no texto de hoje. Jesus pediu ao Pai pelas pessoas que viriam a crer nEle por meio da mensagem dos apóstolos (v. 20). Se você crê na mensagem do evangelho pregada pelos apóstolos, você está contemplado na oração sacerdotal de Jesus. E qual foi o pedido específico que Ele fez por você, há aproximadamente 2.000 anos? Para que você fosse um com os outros irmãos em Cristo. Para que você e seus irmãos, que formam a Igreja, andem em unidade. A Igreja do Senhor é una – todos somos do Senhor e fomos comprados pelo Seu sangue. A igreja é universal – formada por todos os crentes verdadeiros de todas as épocas. A igreja é apostólica – segue a tradição e o ensino dos apóstolos. E a igreja fará seu papel se os irmãos andarem unidos. Agora, não é qualquer almoço, culto de jovens ou reunião com pipoca que vai fazer uma união verdadeira. Nossos relacionamentos devem ser de tal forma que reflitam a união que existe na Trindade: “como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós” (v. 21). E qual o objetivo dessa união? Ser um testemunho para o mundo: “para que o mundo creia”.

A igreja é do Senhor; valorize-a! Faça sua parte, buscando a união com os irmãos. Se algum relacionamento seu não está refletindo união, conserte-o! Busque fazer a vontade de Jesus, e mostre o Salvador ao mundo por meio de seus relacionamentos cristãos. 

Semana 10 – Terça-feira

[Efésios 2.17, 18, 22][João 14.15-17]

“Creio no Espírito Santo!” Deus Filho disse que pediria a Deus Pai um “outro” Conselheiro, ou Consolador, igual a Jesus até mesmo em essência. O Espírito Santo é totalmente Deus, assim como Deus Filho, assim como Deus Pai. O povo indígena Xerente sempre foi nômade. Acredita-se que há séculos viviam no litoral e foram chegando cada vez mais para o interior. Com a demarcação das terras indígenas, fixaram residência no interior do Tocantins. As casas foram deixando de ter um aspecto transitório para assumir características mais permanentes. Agora habitam naquela região, da qual não sairão mais. O texto diz que Deus Espírito Santo habita nos crentes. Ele faz daquele que crê em Jesus a Sua morada. O crente é Sua terra demarcada, e dali Ele não sairá mais. O Espírito está para sempre conosco, permanentemente. E uma vez conosco, nos consola e aconselha. Aonde eu vou, Ele vai comigo; o que eu faço, Ele sempre vê, pois está lá comigo.

Você crê que é pecador e que Deus Filho morreu em seu lugar para pagar pelo seu pecado e lhe dar a salvação? Então o próprio Criador habita em você. O Espírito Santo é aquele que pode lhe ajudar, aconselhar e confortar. Lembre-se disso quando estiver enfrentando dificuldades no dia a dia e peça a ajuda dEle. Mas se você ainda não entregou sua vida a Jesus, faça-o agora e experimente o imenso privilégio de ter o próprio Criador habitando permanentemente em você.

Semana 10 – Segunda-feira

[João 1.29-34]

“Creio em Jesus!” O texto de hoje tem muito a nos dizer sobre quem é esse Jesus em quem cremos. Ele é o “Cordeiro de Deus”, ou seja, o sacrifício perfeito dado por Deus e entregue a Si mesmo. Assim como o cordeiro a ser sacrificado não podia ter defeito, Jesus também não tem defeito, pois nunca pecou em toda Sua vida. Esse sacrifício “tira o pecado do mundo”, ou seja, o sangue dele derramado comprou para Deus “gente de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap 5.9). Apesar de mais novo que Seu primo João Batista, Jesus já existia antes deste (v. 30). O Deus Filho sempre existiu, mas ingressou como homem na história humana quando a moça ainda virgem chamada Maria engravidou pelo Espírito Santo. Ele nasceu, cresceu e morreu executado numa cruz; foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou, subindo aos céus na presença dos discípulos, e de onde um dia voltará em glória e majestade para levar Sua Igreja.

Semana 9 – Domingo

[Salmos 92.1-15]

“Jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade?” Você já deve ter ouvido essa frase em algum filme ou série de TV. Para que o testemunho seja aceito por um tribunal, a pessoa que testemunha deve assumir o compromisso de falar somente aquilo que corresponde à realidade. Ela não deve mentir, inventar ou esconder nada, pois se fizer isso dará falso testemunho, mostrando-se alguém não confiável. Testemunhar, portanto, é contar a verdade sobre algo ou alguém. Mas, sendo mais específico, testemunhar significa contar aos outros como a verdade sobre algo ou alguém impacta nossa vida. O Salmo 92 é um bom exemplo disso. Nele o salmista testemunha sobre o impacto de Deus em sua vida: ele experimenta o amor leal de Deus renovado sobre ele a cada manhã, sustentando-o durante o dia todo (v. 2); ele se alegra com a lembrança das muitas coisas boas feitas por Deus na história (v. 4); ele se admira com a grandeza de Deus, Seu poder e Sua inteligência (v. 5); ele se sente seguro com o fato de que Deus não deixará o mal sem punição (v. 9); ele sabe que crer e andar com Deus é a senha para uma vida abençoada que experimenta, entre tantas coisas maravilhosas, o privilégio de falar bem de Deus (v. 13), contar a verdade sobre Ele! Testemunhar sobre quem Ele é, o que Ele tem feito na história, e mais: o que Ele tem feito na sua história de vida.

E você? Se fosse dar testemunho de Deus hoje, quais fatos apresentaria e o que diria sobre Ele?

Semana 9 – Sábado

[1 Pedro 1.6-9]

“Eu sei como é a sensação de perder. Sentir o desespero de saber que se tem razão e fracassar mesmo assim. É apavorante.” Para Thanos, destruir para salvar é inevitável, e o sofrimento dos que lutam contra seus planos é inútil. Seus opositores fracassarão e agonizarão em desespero diante dele e de seus ideais. É impressionante como a vida com Jesus é o oposto disso! Claro, problemas, sofrimentos e dificuldades sempre estarão presentes em nossa vida, mas Pedro assegura que nossas lutas não afetam o desfecho maravilhoso da história prometido por Deus. Jamais somos provados em vão! Ao contrário: ainda que não as possamos compreender totalmente, nossas provações operam para modelar e fortalecer nossa confiança no caráter leal de Deus, e se revelarão eficientes e essenciais para a construção e o fechamento da nossa história e da própria história! Esperança, lembra? Não há razão para desespero! Jesus, nosso Deus, que nos resgatou e redimiu do pecado com Sua morte e ressurreição, garante-nos que, quando Ele voltar a este mundo para julgar e punir o mal, exultaremos numa explosão de louvor, glória e honra diante dEle. “Perdas” e “fracassos” experimentados por amor e fidelidade a Jesus se revelarão ganhos e sucessos tremendos na Sua volta. A garantia de que nos alegraremos intensamente no futuro pode nos alegrar no presente.

Como você tem encarado suas provações, com desespero ou confiança? Deus é maior que os seus problemas? Como sua resposta afeta sua vida e testemunho?