DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 48 – Domingo

[Atos 27.1-8]

Dentre as histórias de viagens que “não deram muito certo”, existe a de um pastor que havia sido convidado para ser palestrante do retiro de carnaval de uma igreja. A viagem, que duraria cerca de seis horas (de sua casa até o local do acampamento), durou dois dias e meio. Imagine as dificuldades! Nesta semana, acompanharemos o relato da viagem de Paulo a Roma. Ele fora preso e, por ser cidadão romano, estava a caminho de Roma para ser julgado. O texto diz que, junto com outros presos, foi entregue nas mãos de um centurião, um comandante, chamado Júlio (v. 1), encarregado de levar esses presos até a Itália. O começo da viagem parece ter sido tranquilo (vv. 2, 3), porém, quando eles saíram de Sidom, enfrentaram ventos contrários (v. 4). Trocaram de navio em Mirra (v. 6) e iniciaram a viagem em direção à Itália, chegando, depois de muitos dias, a Bons Portos (v. 8b). Mal sabiam esses eles que provavelmente fariam a pior viagem da vida deles. Expressões como “dificuldade” e “ventos contrários”, aparecem com frequência no texto (vv. 4, 7, 8a). O que eles definitivamente não sabiam é que Deus, o condutor da história, estava no comando da viagem!

Você já parou pra pensar que Deus controla toda a história? Muitas vezes nós não compreendemos o motivo pelo qual coisas ruins aconteceram no percurso da nossa vida. Peça a Deus que o ajude a descansar mais em Seus propósitos.

Semana 48 – Sábado

[Atos 28.30-31]

O final do livro de Atos é, no mínimo, intrigante. Lucas, o escritor, termina falando dos atos do apóstolo Paulo. Os versos 26 a 28 nos mostram o alvo da mensagem de Paulo: a salvação não era mais um privilégio do judeu, mas algo a ser pregado a judeus e a gentios (o que causava discussão entre os primeiros). Os últimos versos nos mostram que, mesmo sob custódia, Paulo continuava pregando sem impedimento algum (vv. 30, 31). Esse evangelho foi pregado ao mundo conhecido da época, chegou até nós e continua sendo pregado em todo o planeta, ultrapassando as barreiras no poder de Deus e alcançando os gentios, como disse Paulo no verso 28: “eles ouvirão”. Afinal, o mesmo Deus permanece conduzindo a história do mundo no decorrer dos séculos; logo, se Ele quer um povo formado por gente de todas as línguas e nações (Ap 5.9), esses povos ouvirão!

Com base em tudo o que vimos durante esta semana, você tem dois desafios práticos, exemplificados por Paulo. O primeiro é aprender a lidar com as tempestades com a atitude tranquila de quem conhece a Deus e confia nEle. O segundo é comprometer-se com a pregação do evangelho, mesmo em meio às provas. Ser usado por Deus e fazer parte da Igreja, designada sábia e soberanamente por Ele para esse propósito, é um grande privilégio! Prepare-se estudando, lendo mais, orando sempre, evangelizando e testemunhando.

Semana 48 – Sexta-feira

[Atos 28.11-27]

Após três meses na ilha, a tripulação continuou sua viagem. Quando Paulo chegou a Potéoli, encontrou alguns irmãos que, ouvindo falar de sua presença, decidiram ficar uma semana em sua companhia. Essa atitude encorajou Paulo (v. 15b). Finalmente, depois de uma viagem com grandes aventuras, ele e sua equipe chegaram a Roma! Ali, Paulo ficou numa casa sob a custódia de um soldado (v. 16). Três dias depois, foi falar aos judeus sobre as acusações que o haviam levado a Roma. No primeiro encontro, nada se resolveu. Já no segundo encontro, Paulo pregou aos judeus que Jesus Cristo era o Messias prometido. Alguns foram convencidos, outros não (v. 24). A narrativa dessa viagem nos mostra que Deus é o condutor da história e que, por isso mesmo, podemos ter paz e tranquilidade em meio às tempestades, aproveitando cada oportunidade para testemunhar sobre nosso relacionamento com Deus e encorajar outros à fé salvadora e à confiança dependente nEle.

Hoje, faça como os irmãos de Potéoli (vv. 14, 15) e encoraje alguém que está precisando ser forte. Além disso, procure fazer o que Paulo fez quando teve a chance: pregue o evangelho! Você deve ter um alvo evangelístico (um amigo não cristão); se não tem, ore e escolha um (ou mais) e pregue o evangelho a ele. Não perca tempo!

Semana 48 – Quinta-feira

[Atos 28.1-10]

Não nos resta dúvida de que aquela foi uma viagem muito emocionante. Quando parecia que mais nada podia dar errado (humanamente), Paulo foi picado por uma víbora (v. 3). Os habitantes da Ilha de Malta não pensaram duas vezes antes de concluir o óbvio: “ele vai morrer” (vv. 4, 6a). Mas eles não haviam ouvido o mesmo que Paulo ouvira no verso 24 do capítulo 27 (releia!). Deus tinha um propósito: levar Paulo a Roma. Crendo aqueles homens ou não, o Deus de Paulo cumpriria todos os Seus propósitos. Paulo não morreu, e além disso, foi usado por Deus naquele lugar (vv. 7-9) para curar pessoas (algo específico e importante naquele contexto, por conta da autoridade apostólica dada por Cristo exclusivamente aos apóstolos). Por meio disso tudo, Deus providenciou que Paulo e sua comitiva saíssem dali com tudo o que necessitavam para a viagem (v. 10).

Em tudo que acontece, Deus está cumprindo Seus propósitos. Paulo, em momentos extremamente desgastantes, teve a oportunidade de testemunhar e de servir àquelas pessoas. Testemunhe também! Mostre às pessoas, com seu modo de viver, o Deus grandioso a quem você serve! Pare de reclamar e sirva! Converse hoje com o pastor, presbíteros ou líderes de sua igreja e pergunte onde você pode servir. Se já serve à igreja de alguma forma, continue, com vigor e amor.

Semana 48 – Quarta-feira

[Atos 27.33-44]

Quatorze dias nessa loucura (não dissemos que, possivelmente, esta seria a pior viagem desses homens?) e os duzentos e setenta e seis tripulantes (v. 37) ainda não tinham comido. Paulo, então, tranquilizou-os (v. 34) – afinal, ele estava tranquilo. Comeu e também os convenceu a comer algo (vv. 35, 36). Amanhecendo o dia, os marinheiros avistaram terra (v. 39) e, apesar de algumas dificuldades (vv. 40-44a), todos chegaram com vida em terra (v. 44b). Leia novamente os versos 22, 24 e 34 do capítulo 27. Agora, leia o “memorize” da semana. Por mais que os homens duvidassem, Deus fez o que prometeu! Ainda que não cressem nisso, Ele realmente estava conduzindo essa viagem turbulenta e perigosa. Pense. Não é diferente conosco e com o restante do mundo. Deus é soberano e tem o controle absoluto de toda a história.

À luz do que estamos estudando, escreva um testemunho pessoal, contando como Deus conduziu a sua história levando-o à fé em Jesus Cristo e à conversão. Depois, escreva outro testemunho pessoal, contando algum fato, após a sua conversão, que mostra claramente que Deus está no controle. Faça tudo isso em oração e, após escrever, compartilhe com seus familiares mais próximos ou com um amigo.

Semana 48 – Terça-feira

[Atos 27.21-32]

“Eu bem que avisei!” é a fala de Paulo no verso 21. Contudo, notamos que, em meio à tempestade, Paulo não havia perdido a paz e a tranquilidade, pois cria ser Deus o condutor da história. De uma forma especial (até extraordinária), Deus disse a Paulo o que aconteceria (v. 24) e Paulo utilizou a Palavra de Deus para tranquilizar os tripulantes (vv. 22, 25, 26). Observe a plena confiança de Paulo em Deus (v. 25). Ele demonstrou que a crença em Deus estar no controle da situação faz toda a diferença. Depois de quatorze dias nessa situação, os marinheiros imaginaram estar próximos da terra (v. 27) e, com medo de bater o navio nas pedras. Não pensaram no que Paulo acabara de dizer a respeito do controle de Deus e tentaram sem sucesso escapar (vv. 30-32).

Você realmente crê na Palavra de Deus, como Paulo cria? A Bíblia nos diz que Jesus está sempre conosco (Mt 28.20b), que tudo o que acontece coopera com o nosso crescimento, formando o caráter de Cristo em nós e que nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8.28-39). Temos motivos de sobra para ter paz e tranquilidade. Ore por isso, procure enxergar os propósitos de Deus nos momentos e lembranças difíceis e, por fim, compartilhe a Palavra de Deus, assim como Paulo fez, com alguém que você sabe que está passando por um momento difícil (se possível, a pessoa pela qual você orou ontem).

Semana 48 – Segunda-feira

[Atos 27.9-20]

Com certeza você se lembra de um episódio em que um conselho salvou o dia. Algo parecido aconteceu com Paulo. Muito tempo havia se perdido e o dia do Jejum, dia da Expiação, havia acabado de passar (v. 9). Por essa razão, os viajantes estavam sem comer. Viajar naquelas condições não seria uma boa ideia. À luz disso, Paulo deu um conselho que salvaria o dia (v. 10), se tivesse sido considerado (vv. 11, 12). Decidiu-se levantar âncora e seguir viagem (v. 13). O que nos chama a atenção é o início do verso 14: pouco tempo depois da partida, a situação começou a piorar; um vento forte, contrário, pegou o navio, que foi arrastado por uma grande tempestade e ficou à deriva (v. 15). Foi preciso reforçar a estrutura do navio, baixar as velas e deixar o barco ao léu (vv. 16, 17). Depois, a carga do navio foi lançada fora (v. 18) e, no terceiro dia de tempestade, foi a vez da armação do navio (v. 19). Finalmente, depois de alguns dias sem comida, e sem saber diferenciar o dia da noite, a tripulação perdeu completamente a esperança de salvamento (v. 20).

Como é fácil perdermos a paz e a tranquilidade no meio da tempestade! Isso porque nos esquecemos de que Deus é o condutor da história. Peça a Deus que lhe ensine a enfrentar as provas com serenidade, confiando nEle. Ore por você e também por alguém que você sabe que está passando por um momento difícil.