DIÁRIO DE HORA SILENCIOSA

Semana 40 – Quarta-feira

[Josué 13.1, 32, 33][Josué 14.6-14]

O maior trecho do livro de Josué trata da divisão da terra, da parte que caberia a cada tribo em cumprimento da promessa de Deus. Era uma recompensa esperada e uma responsabilidade distribuída, pois as tribos precisariam expulsar os habitantes da terra e dividi-la entre as famílias dos israelitas. Em meio a essas divisões, vemos o prêmio divino pela fidelidade de Josué e Calebe, os dois espias que, anos antes, foram enviados para a missão de reconhecimento da terra. Mesmo sendo minoria, os dois confiaram que Deus cumpriria Sua promessa (Nm 13, 14). Esses homens ficaram na história, enquanto os demais morreram, e seus nomes só não foram totalmente esquecidos porque Deus os registrou em Nm 13.4-15. Calebe escolheu sua terra como fruto de sua perseverança (14.14) e, no final da distribuição, Josué ficou com a terra que ele mesmo também escolhera. Mas a recompensa da fidelidade não veio apenas no final, mas em poder viver e desfrutar a confiança em Deus. Esses homens, como muitos do povo, puderam viver confiantes no Deus que tudo provê, sabendo que a conquista da terra não seria o fim do cuidado de Deus, mas apenas mais uma fase da vida sob o Seu domínio.

Você pode não ter muitos bens e conquistas ainda; talvez esteja no início de sua vida. É agora que a confiança em Deus fará toda a diferença. Ela garantirá o sucesso no fim, mas antes deste, a vitória por toda a caminhada. Vale a pena confiar no Senhor como Josué e Calebe. Você está disposto?

Semana 40 – Terça-feira

[Josué 12.1-24]

Quando chega o fim de uma fase da vida, é comum olharmos para trás e fazermos alguma avaliação. Pode ser a mudança de um ano, o fim de um curso ou mesmo a celebração de um aniversário. Lembramos algumas situações mais marcantes, planos que deram errado, momentos de alegria. De qualquer forma, vemos que o tempo passou, que a vida continua, e que podemos aprender com tudo o que aconteceu. O capítulo 12 de Josué nos dá uma lista de reis derrotados e cidades conquistadas, tanto sob a liderança de Moisés, como de Josué. Para nós são nomes, mas para aquele povo eram histórias que ficariam para sempre na memória, documentadas para serem passadas de geração em geração. Cada conquista teve um desafio, uma história de medo ou confiança, de força humana e de poderes sobrenaturais. Ficaram lembranças tristes de perdas dolorosas, mas também momentos de grande alegria, pois a promessa de Deus estava se cumprindo, e a cada dia o povo tomava posse da terra. Este capítulo é uma lembrança de que nada pode impedir que os propósitos de Deus sejam alcançados. Que Ele usa o Seu exército, embora não precise dele.

Você também precisa aprender a olhar para trás, a listar desafios, vitórias e lições aprendidas, até ver como o Senhor é fiel. É um exercício mental que nos leva a confiar cada vez mais nEle. Vida que segue! Porque Deus continua no controle.

Semana 40 – Segunda-feira

[Josué 10.1-15]

“Não está fácil pra ninguém” é uma expressão popular que remete às dificuldades que enfrentamos. Daí falarmos que a vida é uma luta. Mas o cristão sabe que, em suas lutas, pode contar com Deus. É Ele quem nos mostra a direção a seguir e nos dá todos os recursos necessários para alcançarmos Seus propósitos. Josué teve o privilégio de ver o poder de Deus operando das mais diversas formas; desta vez, porém, o milagre veio de um pedido seu. Josué pediu para o sol parar, e foi o que aconteceu. Muitos rejeitam a veracidade deste relato, porque além de ser algo inédito, traria um efeito colateral para toda a terra, como comprova a ciência de hoje. E tem mais: Deus mandou uma chuva de pedras no momento certo para exterminar Seus inimigos. O fato é que estamos lidando com o criador do sol e da terra, aquele que, além de criar, sustenta e governa todas as coisas. Enquanto muitos desprezam a Bíblia por causa dos milagres que relata, aprendemos a confiar mais ainda em Deus e saber que podemos contar com Ele. Quando Josué pediu, Deus fez; mas antes Deus mandou, e Josué fez. Esse traço do caráter de Josué nós devemos imitar (11.15). Uma aliança de reis poderosos não é páreo para uma única nação, quando Deus está do lado dela.

Deus não muda, nós podemos contar com Ele. Também temos lutas e precisamos manifestar essa confiança com nossa obediência a Ele. Se os inimigos são muitos, como dizem por aí, você com Deus é maioria!

Semana 39 – Domingo

[Josué 1.1-11]

Ao ouvir as histórias de alguns personagens bíblicos, acabamos pensando que alguns deles têm uma natureza especial que os levou a fazer coisas realmente incríveis. Um deles é Josué, o homem que sucedeu Moisés em conduzir o povo a atravessar o rio Jordão de forma milagrosa e a destruir as muralhas de Jericó no grito! Mas quando estudamos a história de Josué – como faremos nas próximas duas semanas –, nos deparamos com um homem comum, assim como nós, e que Deus quis usar, assim como a nós. A começar pelo seu chamado, desde cedo Josué aprendeu que precisaria confiar no Senhor. Ele pôde acompanhar a saga de Moisés como líder do povo desde a saída do Egito, mas não foram só milagres que ele presenciou. Ele viu que Moisés teve problemas em sua jornada: a constante ameaça das nações pelo caminho, guiar um povo murmurador, ver seus líderes em rebeldia e ver a oposição, em certa ocasião, de sua própria família! Ouvir que você será o substituto de Moisés pode parecer mais assustador do que honroso! Mas é num contexto como esse que Deus nos lembra de verdades preciosas: Ele está conosco, Suas promessas vão se cumprir e temos Sua Palavra que, quando crida e obedecida, nos garante o sucesso.

Ao aceitar o seu chamado, Josué contribuiu para o plano eterno de Deus que beneficiaria toda a humanidade. Deus também quer usar você, e o mundo será um obstáculo. Isso não muda! Mas o que não muda também é que Deus promete estar com você e dispor a Palavra como seu guia! Não se desvie dela. 

Semana 39 – Sábado

[Josué 7.1-12]

Quando lemos a Bíblia, achamos alguns nomes estranhos, como o nome de Ai. Para o povo daquela cidade, o nome dela podia ter um bom significado, mas para seus adversários era tão pequeno quanto o desafio de vencê-la. Quando lemos sobre as batalhas contra Ai (sim, foram duas), a expressão “ai” pode nos ajudar com pelo menos três lições. O povo acabara de derrotar Jericó de forma sobrenatural: no grito! Seria difícil vencer uma cidade bem menor? A vitória sobre Jericó foi grande, mas não foi completa, pois Israel não vencera sua própria cobiça. Acã desprezara a ordem de Deus (Js 6.18) e tomara para si bens que deveriam ser destruídos. Ai de nós quando achamos que podemos enganar a Deus só porque podemos enganar os outros. O segundo “ai” está nos preparativos para a conquista da pequena cidade. Não sabemos se enviar 3 mil homens foi um ato de fé em Deus ou de autoconfiança. De qualquer forma, a queda foi grande, pois confiar em si mesmo ou achar que tem o apoio de Deus no pecado trouxe uma derrota que eles certamente não esperavam. O último “ai” está no lamento de Josué após a derrota. Era um lamento sincero, mas que deixava de lado a solução. Deus fala para Josué cessar o lamento, eliminar o mal do meio de Israel e finalmente destruir a cidade de Ai.

Deus quer nos dar a vitória, mas para isso precisamos ter os alvos e os meios firmados em Sua vontade. Dê uma verificada em sua vida e procure descobrir em quais áreas você tem falhado e precisa confessar e mudar.

Semana 39 – Sexta-feira

[Josué 6.1-25]

Muita gente não acredita nas histórias bíblicas porque narram acontecimentos fora do comum, os milagres. Assim, veem a Bíblia como um livro de ficção. Não é o que nós, cristãos, pensamos! Nós cremos que pessoas reais passaram por eventos reais, e cada detalhe se cumpriu como foi descrito. Mas por que ainda temos dificuldade em obedecer a Deus? A maneira como Josué e Israel venceriam a batalha foi um tanto estranha, e não há nenhum relato semelhante. A obediência à primeira instrução, sobre as trombetas, a volta em Jericó, e o grito no sétimo dia traria a vitória tão esperada. A obediência à segunda, sobre o que fazer com tudo o que havia na cidade, demonstraria o temor a Deus. O mundo ignora as histórias e também os mandamentos de Deus expressos claramente em Sua Palavra. E o nosso desafio – e um dos motivos pelos quais sofremos desprezo – é viver em conformidade com toda a Bíblia. Nela encontramos permissões e proibições; aprendemos o que fazer para prosperar e o que acontece quando a vontade de Deus é deixada de lado. Josué, junto com o povo, viu as muralhas caírem, não pelo seu poder, mas por sua obediência. A vitória sobre os inimigos estava finalmente acontecendo, mas o povo ainda precisou lutar contra outro adversário, isto é, sua própria cobiça.

Na vida sempre teremos desafios pela frente e, diante deles, a oportunidade de obedecer ou rejeitar os mandamentos de Deus. Ore para que Deus ajude você a Lhe obedecer, inclusive nas proibições que Ele, zelosamente, nos dá.

Semana 39 – Quinta-feira

[Josué 5.1-12]

Desde 1992 é obrigatório no Brasil o exame do pezinho: uma picadinha no calcanhar do bebê que detecta precocemente algumas doenças sérias que possam afetar seu desenvolvimento. Portanto, você deve ter passado por isso, mas certamente não lembra. Geralmente os bebês choram, cortando o coração dos pais ao saberem que o filho está sentindo alguma dor. Aquela geração que havia nascido no período de peregrinação do povo de Israel estava prestes a entrar na terra prometida, mas ainda precisava passar por uma pequena cirurgia obrigatória a todos os meninos e homens: a circuncisão. Era um ato ordenado por Deus havia algumas centenas de anos, uma aliança perpétua (Gn 17.9-14). Agora Josué precisava executar essa tarefa em todos. Os que eram muito pequenos certamente não se lembrariam, mas a todo o povo ficaria bem claro o compromisso que deveriam ter com Deus. Já passamos pelo teste do pezinho e este ainda é obrigatório, mas não precisamos passar pela circuncisão. Ainda bem! Mesmo assim, como povo de Deus, temos uma aliança com Ele. Uma marca, não física, mas espiritual. Seu Espírito habita em nós confirmando que temos um relacionamento com Ele, que somos Seu povo, participantes de Sua família (Ef 1.13, 14).

As pessoas no mundo nunca verão essa marca, mas como cristão você a tem. O que as pessoas verão é sua nova conduta, sua maneira de viver debaixo das ordens e da proteção do seu Senhor. Você está disposto a viver assim?